Honda Civic: um novo híbrido com atitude
O novo Honda Civic é um híbrido com personalidade e um desempenho impressionante. Mas será que vale a pena?
O Honda Civic conta já com 11 gerações, e a expectativa não podia ser mais elevada. Com este novo híbrido, a marca apresenta um automóvel completo, com um design arrojado, desempenho de topo e a fiabilidade a que já habituou os condutores. Mas será que a nova versão vale a pena o upgrade?
Desempenho
O desempenho do novo Honda Civic não desilude. Este híbrido move-se com agradável à-vontade, e movimentos de carroçaria bem controlados. Mantém a direção precisa e direta dos seus antecessores, com um amortecimento ainda mais eficaz. Aliás, as irregularidades do piso conseguem ser bem disfarçadas em velocidades moderadas.
Este comportamento é o resultado de uma motorização única de génese híbrida. O conjunto gera uma potência de 184 CV e um binário de 186 Nm. O Honda Civic híbrido cumpre em 7,9 segundos uma aceleração dos 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima é de 180 km/h. Precisa apenas de 5 litros para percorrer 100 quilómetros em consumo combinado e emite 113 gramas de CO2 por quilómetro. Por tudo isto, o novo Honda Civic convence sem esforço os condutores mais exigentes.
Design
Basta um rápido vislumbre do Honda Civic para confirmar que está mais comprido, mais largo e mais baixo, o que lhe confere um aspeto dinâmico. As linhas são sóbrias e elegantes, com uma carroçaria mais arredondada e menos agressiva.
O interior tem dimensões mais generosas, especialmente na parte de trás, mas a mala perde espaço face à geração anterior, para poder também melhor acomodar a bateria. Ainda assim, podes contar com uma capacidade de bagageira na ordem dos 410 litros, o que representa um valor dentro da média deste segmento.
De resto, as dimensões interiores são surpreendentes, garantindo uma visão panorâmica e uma maior sensação de espaço. Já nos acabamentos, há materiais robustos e elegantes, mais próximos dos habitualmente presentes em modelos premium, o que contribui para uma agradável sensação de conforto.
Equipamentos
O Honda Civic encontra-se equipado com os sistemas mais atuais de apoio à condução e de segurança. Existem dois níveis de equipamento, Sport e Lifestyle, que pouco diferem entre si. A separá-los não há muito mais do que o acabamento das jantes (que chega às 18 polegadas, em liga leve), o nível de digitalização do painel e o revestimento dos bancos.
Em qualquer caso, o Honda Civic traz de série o sistema Apple CarPlay sem fios e é compatível com Android Auto. Assim, poderás fazer do ecrã principal um prolongamento do teu telemóvel, o que permite fazer chamadas, enviar mensagens ou aceder às aplicações de forma cómoda e segura. O sistema de infoentretenimento é gerido através de um ecrã novo e maior de 9 polegadas, situado numa posição mais elevada com foco na experiência do condutor.
Quanto às ajudas à condução, destacam-se a câmara dianteira com um ângulo de visão de 100º que proporciona uma visibilidade ideal do meio circundante. O Honda Civic inclui também uma nova tecnologia de reconhecimento que permite detetar utilizadores na via pública, ciclistas, linhas da estrada e outros limites, para garantir a segurança de todos.
Preço
O valor da versão Sport é de €42.500, com o preço do Lifestyle a iniciar-se nos €46.500.
Veredito: o Honda Civic vale a pena?
A marca japonesa vem demonstrar, nesta sua 11.ª geração, que está atenta aos ventos de mudança do mercado automóvel, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade. Este veículo é capaz de manter as emissões e os consumos em níveis baixos, sem prescindir do rendimento – desafio, aliás, ambicioso para qualquer carro elétrico.
O novo Honda Civic está mais maduro, com um interior mais agradável e uma condução mais dinâmica. É uma proposta a ter seriamente em conta no segmento.