Ford S-Max: o monovolume para todos
O Ford S-Max é um monovolume de 7 lugares completo e moderno. Descobre todas as características deste veículo aqui!
O Ford S-Max é um SUV de 7 lugares com versões a gasolina, diesel e híbrido, perfeito para famílias numerosas. Equipado com as mais recentes inovações de conforto, segurança e design, na altura do seu lançamento foi uma lufada de ar fresco no segmento. Mas será que ainda vale a pena?
Desempenho
A versão do Ford S-Max de 2022 está disponível apenas em modo híbrido gasolina, com um potente motor de 2.5L e 190 cv. O S-Max Hybrid tem uma bateria de iões de lítio com capacidade de 1,1 kWh e a mais recente geração de transmissões da marca norte-americana. Assim, apresenta um consumo médio de 6,4 l/100 km e emissões de 146-147 g/km em ciclo WLTP. Esta motorização permite uma redução de 10% no consumo e nas emissões face a uma motorização diesel.
Mas até há uns anos, o S-Max contava com várias opções de motorização disponíveis com potências a variarem entre 120 e os 190cv, desde gasolina, diesel a híbrido. A versão a gasolina com 2.5 L de cilindrada, por exemplo, faz dos 0 aos 100 km/h em 9,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 185 km/h, consumindo, em média, 6,5 L/100 km em regime combinado.
Já a versão 1.6 TDCi apresenta um consumo médio de 5.2 litros/100km, faz dos 0 aos 100 km/h em 13.0 segundos, e tem uma velocidade máxima de 180 km/h. Este modelo com 115 cv está equipado com um motor em linha de 4 cilindros turbo comprimido, a Gasóleo. Este motor produz uma potência máxima de 114 CV às 3600 rotações e um binário máximo de 285 Nm às 1750-2500 rotações. Para além destas motorizações, o Ford S-Max está disponível em muitas outras versões, entre motores a combustão e híbridos.
Design e equipamentos
A iluminação LED da face dianteira deste modelo da Ford e as linhas fluídas do seu perfil conferem a este SUV um look moderno. Mas longe de ser um desportivo, este modelo foi pensado para famílias numerosas. Tem a largura necessária para permitir que os passageiros se sentem confortavelmente nos bancos traseiros, e os 5 bancos da segunda e terceira fila são totalmente rebatíveis.
Contudo, mesmo com os 7 lugares ocupados, a bagageira tem uma surpreendente capacidade de 285 L. A forma como a mala abre é mais uma vantagem: se estiveres com as mãos ocupadas, basta passar o pé por baixo do para-choques para que se abra. O habitáculo é luminoso, e conta com o teto panorâmico integral com cortinas elétricas opcionais e um sistema de iluminação interior de LED. Tem ainda um sistema áudio Premium Sound System, que integra um amplificador de oito canais com uma potência da saída total de 265 watts.
Já o sistema de comunicações permite que os condutores do S-MAX controlem funções de áudio, navegação e climatização, além dos smartphones conectados, através de comandos de voz. Entre os restantes equipamentos, destacam-se a caixa manual de 6 velocidades ou automática de oito (depende da versão), o ecrã tátil de 8” que controla diversas funcionalidades do automóvel, o sistema de estacionamento automático e o Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC). A nível de segurança, o Ford S-Max tem ainda a funcionalidade Stop & Go e o sistema de travagem ativa em cidade que evita colisões até 50 km/h, que fazem deste modelo uma boa escolha para famílias. Tudo isto sem mencionar o sistema opcional de massagem dos bancos Multi-Contour, tornando as viagens longas menos cansativas e mais divertidas.
Versões
O Ford S-MAX está disponível nas versões Trend, Titanium, Titanium S, ST-Line e Vignale. A versão de entrada de gama, Trend, já inclui o sistema Ford Fold Flat System, que permite 32 configurações de lugares. Para além disso, inclui o sistema de Proteção Inteligente da Ford que integra sete airbags, o Controlo Eletrónico de Estabilidade e outros equipamentos que proporcionam aos passageiros a máxima comodidade em viagem.
Na versão Titanium, destaca-se o capot tridimensional, redesenhado e combinado com um novo para-choques dianteiro que passou a integrar luzes de LED de circulação diurna. Mas é na Titanium S que se destaca mais a veia desportiva do S-Max. Esta versão inclui suspensão desportiva, kit de acessórios para a carroçaria que integra uma grelha dianteira exclusiva, embaladeiras desportivas, para-choques traseiro rebaixado e vidros traseiros escurecidos.
Esta versão conta ainda com jantes de liga leve de 18 polegadas. A consola central é apresentada na cor brilhante ‘piano black’. Os bancos são confortáveis, mesmo nas viagens mais longas, e apresentados numa conjugação de couro e alcântara com pespontos em vermelho. Os materiais utilizados foram escolhidos para reduzir o risco de alergias. Existem ainda vários packs adicionais, como o Pack Edition que integra o sistema de navegação com ecrã tátil de 5 polegadas, Bluetooth e sistema de chave inteligente. A versão ST-Line acrescenta pedais de alumínio e volante desportivo, para além de tubos de escape duplos, uma elegante grelha preta. Por fim, a versão Vignale é a mais exclusiva, com apontamentos em pele, regulação elétrica dos bancos com memória, e espelhos retrovisores recolhíveis, entre outros pormenores que tornam a condução mais fácil.
Preços
O Ford S-Max Hybrid está disponível a partir de 46.554 euros. As restantes versões já não são comercializadas, mas podes sempre encontrar boas opções entre os carros usados.
Conclusão
Se tens uma família numerosa e procuras um monovolume para até 7 pessoas confortável e seguro, o Ford S-Max é, sem dúvida, um automóvel a ter em consideração. Os equipamentos tornam a condução mais prática e a tecnologia a bordo permite que tenhas tudo conectado e possas usufruir de uma experiência cómoda.