Citroën C1: o melhor citadino usado até 5.000€?

O Citroën C1 é um dos citadinos mais bem recebidos em Portugal, mas há mais para além do seu exterior simpático. Descobre onde se destaca.

O Citroën C1 foi pensado para revitalizar a oferta da marca francesa no segmento A. Até 2022, ano em que deixou de ser produzido, era conhecido por ser um citadino capaz de agradar a todos, com um design otimista e compacto. Agora, a estratégia da marca mudou para passar integrar os novos padrões de mobilidade nos seus veículos, pelo que o Citroën C1 cedeu o lugar ao Citroën Ami e ao C3 YOU!. Contudo, o sucesso do Citroën C1 faz com que seja possível encontrar opções interessantes no mercado de usados. Vamos conhecê-lo.


Desempenho: ágil e dinâmico

O Citroën C1 revela-se ágil e dinâmico, como se espera do um citadino de excelência. Para tal, muito contribuem as suas dimensões compactas e a sua manobrabilidade excecional. Aliás, há versões que oferecem raios de viragem na ordem dos 4,80 metros, o que o torna no companheiro urbano ideal para enfrentar as ruas mais estreitas e as curvas mais desafiantes.

Existem no mercado vários tipos de motorizações, a gasolina ou a diesel, com potências a variar entre os 54, 68 ou 82 CV, e ainda função Stop & Start. É também no consumo que o Citroën C1 mais se destaca. Alguns modelos conseguem percorrer 100 quilómetros com apenas 3,7 litros de combustível. E as boas prestações também se fazem sentir, com a velocidade máxima fixada nos 160 km/h.


Design: divertido e aventureiro

Salta à vista o exterior otimista e divertido, cheio de personalidade. O Citroën C1 oferece boas soluções de aproveitamento de espaço interior. Contudo, a capacidade da bagageira deixa um pouco a desejar, como seria de esperar das suas dimensões reduzidas. Para compensar, o habitáculo foi concebido para o conforto, com bancos ergonómicos e engenhosos compartimentos de arrumação distribuídos de forma inteligente.

O Citroën C1 consegue refletir a personalidade do seu proprietário com inúmeras opções de personalização, incluindo combinações de cores no tejadilho. Ao longo do tempo, foram criadas algumas edições especiais que levaram o design mais além, fruto de colaborações especiais com artistas prestigiados. Merece especial destaque a versão especial Millenium, que reforça a sua imagem aventureira, em preto mate, com novos tampões nas rodas e vidros traseiros escurecidos.


Equipamentos: conectado com a sua geração

Os modelos mais recentes do Citroën C1 oferecem um elevado nível de equipamentos. Por exemplo, é possível encontrar versões com ecrãs táteis de 7 polegadas e função Mirror Screen, que reproduz o ecrã do telemóvel. Para isso, basta verificar a compatibilidade e ligar o smartphone à entrada USB do veículo, e estarás pronto para aproveitar facilmente todas as funcionalidades, como a tua app de navegação preferida, telefone, música e outros. Opções a que se juntam o ar condicionado, câmara traseira, alerta de ultrapassagem involuntária de faixa, sistema áudio digital e acionamento elétrico dos retrovisores exteriores aquecidos. Nada mau para um pequeno citadino usado.

Destaca-se ainda a ajuda preventiva à condução que está disponível em algumas versões. A função Active City Brake aciona a travagem automática quando o veículo à frente abranda ou para, evitando assim a colisão ou reduzindo a velocidade no momento do impacto. Para os que apreciam a versão cabrio, há também as variantes Airscape com capota conversível elétrica.


Preço: tão pequeno quanto as suas dimensões

O Citroën C1 também se revela compacto no preço, sendo, atualmente, uma das opções do mercado mais económicas. Na Carmine, os preços dos Citroën C1 usados começam nos 4.700 euros e podem chegar aos 16.980 euros.


Citroën C1: qual o veredicto?

Aqui chegados, não restam dúvidas: o Citroën C1 trata a cidade por tu, exibindo uma vitalidade inigualável que atinge o seu melhor em ambiente urbano. Atrás do seu look irreverente há um citadino divertido, engenhoso, prático e versátil. O nível de conforto é surpreendente, considerando o seu segmento. Assim, se procuras um carro económico, com um caráter forte, fácil de conduzir e de estacionar e que te facilite a vida, o Citroën C1 é o compacto a incluir na tua wishlist.

Partilha Este Artigo