BMW 320D: rápido, eficiente e confortável
Luxuoso, robusto e dinâmico. O BMW 320D é um automóvel completo, com um desempenho de topo. Mas será que vale a pena?
Em termos de conforto, tecnologia e performance, o BMW 320D permanece fiel à reputação da marca. Confortável, mas ágil, espaçoso mas dinâmico, este é um automóvel com um comportamento desportivo disfarçado de familiar (na versão Touring) ou executivo (na versão Berlina). Mas com o surgimento de uma nova geração de Híbridos Plug-In (encabeçados pelo novo 320e e 330e), será que ainda vale a pena?
Desempenho
O novo BMW 320D apresenta um excelente desempenho e eficiência. A versão Touring, por exemplo, está equipada com um motor diesel de 2.0 litros de cilindrada apoiado por um motor elétrico, que produz 140 kw e tem uma boa relação performance/consumo. Vem ainda com o modo start-stop e caixa automática Steptronic. É possível alternar entre modo normal ou modo desportivo, com ou sem patilhas no volante. O consumo ronda os 5.7 L / 100 km para uma utilização mista, e 5 L / 100 km em cidade. Faz dos 0 aos 100 em pouco mais de 7 segundos. Os dados da Berlina são um pouco superiores: dos 0 aos 100 em 6.9 segundos e consumo de 5.5 e 4.8 L aos 100 km (condução mista e urbana, respetivamente). Isto são os números, mas será que vale a pena em comparação com os novos híbridos Plug-in?
Por comparação, o 320e (elétrico e gasolina) tem um consumo combinado de 1.8 L /100 km e vai dos 0 aos 100 em quase 7.6 segundos e tem cerca de um terço das emissões de CO2. É também um pouco mais barato: face ao 320D Berlina, a poupança é de perto de 2 mil euros.
Em todas as versões (gasóleo ou híbrido a gasolina), é possível contar com tração traseira, permitindo uma melhor distribuição e transferência de peso durante a aceleração. Em estrada, todos têm boa estabilidade e um refinamento de topo do seu segmento. A condução é precisa, estável e com ótimo controlo dos movimentos.
Todas as versões têm um modelo base e um modelo desportivo. Este último destaca-se pela suspensão desportiva M, packs aerodinâmicos, e motores que convertem estes veículos desportivos numa combinação perfeita de luxo e desempenho – mas só disponíveis para algumas carteiras.
Design
O novo 320D mantém as linhas elegantes e fluídas dos seus antecessores, com inovações pontuais ao nível da grelha frontal e dos faróis LED. As dimensões interiores e exteriores são generosas, com níveis de habitabilidade e conforto de topo para esta gama.
A posição de condução é confortável e rebaixada, com um banco confortável e várias opções de ajustes. O volante desportivo serve qualquer estatura e a visibilidade é boa.
Equipamentos
O BMW 320D conta com um painel de controlo de última geração. O BMW Live Cockpit Plus com visor curvo de alta resolução proporciona uma experiência de condução digitalizada e avançada. Neste Cockpit encontras um ecrã de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e um ecrã de controlo com uma diagonal de 14,9 polegadas, que se fundem numa única unidade. O controlo táctil é reduzido ao mínimo, graças à possibilidade do controlo por voz.
Vale a pena ainda destacar a nova consola central, que sofreu uma alteração face ao tradicional manípulo de seleção que equipava os BMW. Agora, o controlo das velocidades e de outras funções é mais intuitivo e prático.
Este veículo conta também com o sistema Cruise Control com função de travagem, e com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. O ar condicionado automático permite controlar 3 zonas distintas, para uma climatização perfeita.
Uma das novidades é o assistente de marcha atrás. Este apoio memoriza os movimentos da direção dos últimos 50 metros de um percurso percorrido. Quando ativado, o veículo refaz o percurso anteriormente percorrido.
O novo 320D vem ainda com uma chave totalmente digital, que permite destrancar o automóvel ao aproximar o smartphone do puxador da porta do condutor, ligar a ignição e autorizar até 5 pessoas a utilizar o carro. Por fim, a função Automate My Habits funciona como um assistente pessoal: memoriza as opções mais comuns, como abrir o vidro ao entrar em parques de estacionamento, ou avisando sobre o estado do veículo, a situação do trânsito ao longo do percurso ou lugares de estacionamento no destino
Preços
O preço do BMW 320D Berlina começa nos €53.000 para as versões mais acessíveis, e €54.900 na versão Touring. A tudo isto somam-se extras como, por exemplo, estofos em pele (mais €1.500), jantes de 18’’ ou 19’’ (no mínimo, mais €770) ou pintura metalizada (acrescem pelo menos €900). O pack desportivo M custa €3.125 e o pack travel, com vários acessórios para viagens longas, custa €2.400.
Veredito: o BMW 320D vale a pena?
Se procuras conforto, luxo, alto desempenho e tecnologia, então o BMW 320D é uma excelente escolha. É rápido e eficiente na estrada, com um desempenho que entusiasma, mas consumos para o dia-a-dia. O design é moderno e desportivo e, por dentro, há espaço para toda a família. Podes contar com uma presença imponente, tecnologia de ponta e um comportamento notável, e vem equipado com praticamente tudo o que se pode desejar nesta gama.
No entanto, a concorrência do novo 320e e 330e é cada vez mais notória. Afinal, o novo 320e, por exemplo, começa nos € 51.500 (mais barato cerca de 2 mil euros do que o 320D Berlina), tem um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina com dois turbocompressores e 163 cv, com um consumo combinado de apenas 1.8 L / 100 km. No entanto, não são só vantagens no novo 320e: a bateria obrigou a deslocar o depósito de combustível para a zona sob a mala, reduzindo a capacidade de carga de 480 para 375 litros. A autonomia em modo de condução exclusivamente elétrico não ultrapassa os 60. No final, a escolha irá depender sempre dos hábitos de condução de cada um, e da capacidade de aproveitar (e carregar) a função elétrica dos novos modelos.