Como tirar riscos do carro?

Basta disfarçar ou é preciso pintar? Tira aqui todas as dúvidas e descobre como tirar riscos do carro, sem grandes complicações.

tirar riscos do carro

Um carro riscado pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Os riscos, por mais pequenos que sejam, podem agravar com o tempo se não forem tratados e levar a reparações mais caras. Além do mau aspeto e do facto de desvalorizarem o carro. Mas nem sempre são necessárias grandes reparações. Antes de começares a pensar que é preciso uma pintura nova, é importante avaliar a situação. Será que os riscos são superficiais e podem ser facilmente removidos? Ou serão mais profundos e exigirão um tratamento mais cuidadoso? Descobre como tirar riscos do seu carro e as técnicas para restaurar o aspeto do teu veículo.

Como saber se basta tirar riscos do carro ou se é preciso pintar?

A primeira coisa que deves fazer é determinar a profundidade do risco. Se for apenas superficial e não tiver danificado a pintura base, pode ser possível removê-lo com métodos simples. Um bom truque é passar a unha sobre o risco: se sentires que a unha não prende, é um bom sinal de que o risco é leve.

Se o risco for mais profundo, deves poder ver a camada da tinta base ou até mesmo o metal. Pode ter um toque áspero ao passar a mão. Neste caso, pode ser necessário considerar a pintura para prevenir a corrosão.

Se não tiveres a certeza, leva o carro ao mecânico para avaliar a extensão do dano e aconselhar se uma simples remoção de riscos é suficiente ou se será necessário aplicar uma nova camada de tinta.

Como tirar riscos de carros?

Existem várias técnicas para remover riscos superficiais, e a boa notícia é que muitas delas podem ser realizadas por ti em casa, com ferramentas e produtos que encontras facilmente. Existem até kits de remoção de riscos que contêm tudo o que precisas para a operação.

1. Limpa a área

Antes de começar, lava bem a área à volta do risco com água e sabão neutro. É importante remover qualquer sujidade ou detritos que possam riscar ainda mais o carro.

2. Usa massa para polir

A massa para polir pode ser a solução ideal para riscos superficiais. Aplica uma pequena quantidade do produto num pano macio e esfrega suavemente sobre o risco, com movimentos circulares. Isso ajuda a nivelar a superfície da tinta.

3. Experimenta pasta de dentes

Pode parecer estranho, mas a pasta de dentes pode ser um truque caseiro eficaz. Utiliza uma pasta de dentes branqueadora (não em gel), aplica uma pequena quantidade sobre um pano macio e esfrega suavemente sobre o risco. Enxagua com água morna e seca com um pano limpo. Não utilizes pasta de dentes se o risco ocorrer no para-brisas ou se tiver mais do que alguns centímetros de comprimento.

4. Passa uma caneta de retoque

Se o risco for um pouco mais profundo, mas ainda não for caso para pintar, as canetas de retoque podem ser uma boa opção. Escolhe uma caneta que corresponda à cor do teu carro e aplica com cuidado apenas na área riscada.

5. Aplica cera

Após remover o risco, aplica uma camada de cera para proteger a pintura. Isso ajuda a disfarçar ainda mais o risco e dá um brilho extra ao teu carro.

Como saber se o risco do carro é profundo?

Nem sempre é fácil saber, mas regra geral um risco profundo apresenta-se de forma diferente de um risco superficial.

  • Cor: Os riscos mais profundos podem expor a tinta base ou até mesmo a chapa metálica do carro. Se o risco parecer metálico, é sinal de que está mais profundo.
  • Textura: Passa a mão sobre o risco. Se sentires que a superfície está áspera ou irregular, é um sinal de que o estrago é mais grave. Por outro lado, se sentires que a superfície é suave, é provável que o risco seja superficial.
  • Tamanho e forma: Os riscos longos e profundos que atravessam várias camadas da pintura são os mais preocupantes. Se o risco tiver uma borda definida e parecer mais largo, é possível que seja mais profundo.

Como tirar riscos profundos de carros?

Quando os riscos são tão profundos que não podem ser disfarçados, o melhor que tens a fazer é recorrer a profissionais para pintar. Podes optar por pintar apenas o painel que ficou afetado ou pintar o carro completo.

Para carros mais antigos, o custo da pintura integral pode não justificar o investimento. Nestes casos, a opção mais comum é restaurar apenas o painel riscado, para que o carro mantenha um aspeto apresentável sem incorreres em despesas maiores.

Por outro lado, se o teu carro é recente, pode ser vantajoso considerar uma pintura automóvel total. Este investimento, embora mais considerável, é uma boa forma de revitalizar a estética do veículo e de proteger contra estragos futuros.

Quanto custa pintar um carro?

O custo de pintar um carro pode variar bastante e depende, sobretudo de 3 fatores principais.

1. Tipo de pintura

Uma pintura básica é a mais comum e acessível. Geralmente é o aconselhado para carros mais antigos ou quando os riscos são menores. O custo pode variar entre 300 e 1.000 euros, dependendo da área a ser pintada.

Por outro lado, a pintura metalizada, que tem um acabamento brilhante, pode custar entre 1.000 e 3.000 euros. A técnica de aplicação também é mais complexa, o que faz com que o custo aumente. Se o teu carro tiver uma cor não convencional, os preços podem subir.

2. Extensão do trabalho

O custo de pintar um carro também depende da extensão do trabalho. Se for apenas preciso pintar um painel (como uma porta ou o capot), os custos podem variar de 400 a 1000 euros.

Se tiveres de fazer uma pintura completa, vai ser preciso mais material e mais tempo. Os preços podem variar entre 1.500 e 3.000 euros para a maioria dos carros.

3. Estado do carro

Se o carro tiver estragos adicionais, como ferrugem, amolgadelas ou áreas que precisam de uma preparação especial, o preço vai aumentar. É possível que a preparação da superfície acrescente algumas centenas de euros ao preço final.

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