Manutenção do radiador: cuidados importantes

Aprende a manter o teu carro em ótimo estado e previne avarias com estas dicas essenciais de manutenção do radiador.

Cuidados a ter com o radiador do carro

Quando o radiador funciona bem, provavelmente nem dás por ele. No entanto, é muitas vezes a razão pela qual os carros avariam. Para garantir que isso não te acontece, fizemos uma lista de tudo o que precisas de saber sobre manutenção do radiador. E é mais simples do que pode parecer. Toma nota.


O que é o radiador e como funciona?

O radiador é um dos principais componentes do sistema de refrigeração do motor. Está localizado na parte dianteira do veículo, geralmente atrás da grelha frontal. À primeira vista, pode parecer uma estrutura simples, mas é uma peça sofisticada com uma função muito importante.

Quando o motor está a funcionar, gera muito calor devido à combustão e ao atrito das peças internas. Para evitar que esse calor estrague o motor, há um líquido de refrigeração que circula pelo motor e absorve o calor. O líquido quente é enviado para o radiador e, aí dentro, passa por tubos que transferem o calor para o exterior. Tudo isto acontece quando o carro está em movimento, em ciclos, para manter o motor à temperatura certa.  


Que tipos de radiadores existem?

Existem vários tipos de radiadores de acordo com a sua estrutura e materiais utilizados. Encontramos radiadores de alumínio, leves e com alta eficiência térmica, radiadores de cobre, que oferecem excelente condutividade, e radiadores de bronze e liga de cobre-bronze, cada um com propriedades específicas que favorecem a dissipação de calor.

Além disso, os radiadores podem ter um design transversal, onde o líquido flui de uma extremidade à outra pelos tubos laterais, ou descendente, com tanques localizados na parte superior e inferior, o que promove um fluxo de cima para baixo.

A estrutura tubular do radiador também pode variar: podem ter pequenos tubos planos ligados por placas de dissipação de calor, ou tubos retangulares dispostos em ziguezague para uma melhor distribuição térmica. Há ainda os de “favo de mel” que, como o próprio nome sugere, apresentam um padrão semelhante ao de um favo de mel para maximizar a eficiência do arrefecimento.


Quais os problemas mais comuns com os radiadores?

Estes são alguns dos problemas que te podem obrigar a comprar um radiador novo.

Fugas

Um dos problemas mais comuns com os radiadores é a fuga do líquido de refrigeração. As fugas podem ocorrer devido a fissuras no próprio radiador, nas mangueiras conectadas ou nas juntas e vedações. Quando existem, vai-se perdendo o líquido de refrigeração e o motor sobreaquece.

Como identificar: Se notares manchas de líquido de refrigeração no chão onde estacionas o carro ou se o nível do líquido estiver constantemente baixo, é provável que haja uma fuga no radiador

Obstrução

Com o tempo, depósitos de sujidade, ferrugem ou detritos podem obstruir os tubos internos do radiador. Essa obstrução impede o fluxo adequado do líquido de refrigeração, o que reduz a eficiência do radiador e pode sobreaquecer o motor.

Como identificar: se o motor estiver a aquecer mais do que o normal ou se sentires que o sistema de refrigeração não está a funcionar eficientemente, pode haver obstruções nos tubos do radiador.

Corrosão

Os radiadores, especialmente os mais antigos e os de cobre e bronze, podem degradar com o tempo. A corrosão pode enfraquecer o radiador e originar fugas. Além disso, usar líquidos de refrigeração inadequados ou não fazer a manutenção pode acelerar o processo de corrosão.

Como identificar: verifica se há sinais de ferrugem ou manchas esverdeadas no radiador, que podem indicar corrosão e possíveis vazamentos.

Danos por impacto

Os radiadores podem ficar danificados por impactos externos, como pedras ou detritos na estrada. Estes danos podem causar fissuras ou perfurações, vazar o líquido de refrigeração e reduzir a eficácia do arrefecimento.

Como identificar: vê se encontras fendas visíveis ou amolgadelas no radiador, especialmente depois de sofreres um impacto na estrada.

Problemas com a bomba de água

A bomba de água é essencial para a circulação do líquido de refrigeração através do motor e do radiador. Se a bomba falhar, o líquido não circula corretamente e o motor aquece.

Como identificar: barulhos estranhos ou fugas na área da bomba podem ser sinal de que algo não está bem.

Falha do termostato

O termostato é responsável por regular a temperatura do motor – abre e fecha conforme necessário para permitir que o líquido de refrigeração passe através do radiador. Se o termostato falhar, pode ficar preso numa posição aberta ou fechada, o que faz com que o motor não aqueça adequadamente ou sobreaqueça.

Como identificar: Se o motor demora muito a atingir a temperatura ideal ou se aquece demais sem razão aparente, é possível que o termostato não esteja a funcionar bem.


Cuidados a ter com o radiador

Para garantir que o radiador funcione bem, toma nota dos cuidados a ter.

1. Verifica regularmente o nível do líquido de refrigeração

Vai vendo como está o nível do líquido no reservatório e, quando o carro está frio, no próprio radiador. Se estiveres com o nível baixo, completa com o líquido adequado. O líquido de refrigeração deve estar sempre dentro das marcas indicadas. Se notares que está a descer rapidamente, pode ser um sinal de fuga.

2. Inspeciona o radiador e as mangueiras

Dá uma volta ao redor do radiador e das mangueiras de vez em quando para ver se há sinais de desgaste, fissuras ou vazamentos. As mangueiras devem estar firmes, vedadas e sem fissuras visíveis. Se encontrares qualquer dano, substitui a peça o mais rapidamente possível para evitar que o problema se agrave e sobreaqueça o motor.

3. Limpa o radiador

Ao longo do tempo, o radiador pode acumular sujidade e detritos que prejudicam o seu funcionamento. É uma boa ideia fazer uma limpeza regular para remover qualquer acumulação. Podes seguir estes passos:

  • Deixa o motor arrefecer completamente.
  • Drena o líquido de refrigeração através da válvula de drenagem ou removendo a mangueira inferior.
  • Enche o radiador com água limpa e, se necessário, um produto específico para limpeza. Deixa atuar durante algum tempo e depois volta a drenar.
  • Enxagua com água limpa.
  • Reabastece com líquido de refrigeração.

Se não te sentires à vontade com este procedimento, não arrisques e leva o carro ao mecânico para fazer isso.

4. Verifica as juntas e conexões

As juntas e conexões entre o radiador e as mangueiras são essenciais para evitar vazamentos. Inspeciona estas áreas para ver se há sinais de desgaste ou deterioração. Se encontrares qualquer sinal de que a junta ou conexão não está a funcionar corretamente, substitui a peça.

5. Monitoriza a temperatura do motor

Fica atento ao indicador de temperatura do motor no painel do carro. Se o motor estiver a aquecer mais do que o normal, isso pode indicar um problema com o radiador ou o sistema de refrigeração. Se o indicador subir para níveis elevados, é melhor verificar o sistema para ver se há algo de errado.

6. Troca o líquido de refrigeração regularmente

É claro que o líquido de refrigeração não dura para sempre e perde eficácia ao longo do tempo. Consulta o manual do carro para saber quando é a altura certa para fazer a troca.

7. Evita sobrecarregar o sistema

Evita carregar o carro com excesso de peso ou puxar reboques pesados. O excesso de carga pode sobrecarregar o motor e o sistema de refrigeração. Mantém a carga dentro dos limites recomendados para preservar a saúde do teu radiador.

8. Inspeciona o termostato e a bomba de água

O termostato e a bomba de água são importantes para regular a temperatura e a circulação do líquido de refrigeração. Verifica estes componentes regularmente. Se notares que o motor demora a aquecer ou que não está a aquecer o suficiente, ou ainda se ouvires barulhos estranhos vindos da bomba de água, pode ser sinal de que algo não está bem.

9. Protege o radiador de impactos

Evita que o radiador seja danificado por detritos da estrada, como pedras. Faz o possível para de desviar de buracos e áreas onde possas apanhar objetos que possam atingir o radiador.

10. Procura ajuda profissional

Se detetares qualquer problema com o radiador ou o sistema de refrigeração, procura a ajuda de uma oficina automóvel. Nada como uma ajuda profissional para manter o carro a funcionar como deve ser.


Manutenção do radiador: perguntas frequentes

Damos de seguida resposta a algumas das dúvidas mais comuns sobre a manutenção do radiador.

Devo usar líquido de refrigeração ou basta água?

Usar líquido de refrigeração é altamente recomendável, e não basta apenas água. Os aditivos presentes no líquido de refrigeração são formulados para proteger o sistema contra corrosão, congelamento e ebulição, além de melhorar a eficiência na transferência de calor. Se não tiveres outra opção no momento, podes usar água destilada, mas, assim que possível, volta a colocar líquido de refrigeração. Só a água não oferece a proteção necessária nem proporciona a mesma eficiência térmica.

Como saber qual o líquido de refrigeração mais adequado para o meu carro?

Há vários tipos de líquido de refrigeração no mercado – orgânicos, inorgânicos, híbridos, anticorrosivos, anticongelantes, entre outros. Se não tiveres a certeza de qual a melhor opção, deves sempre consultar o manual do proprietário. Aí vais encontrar informações específicas sobre o tipo de líquido a usar. Além disso, se resides numa zona montanhosa e muito fria, considera opções com baixa temperatura de congelação e baixo nível de viscosidade, para que o líquido seja facilmente transmitido pelo motor.

De quanto em quanto tempo devo verificar o líquido de refrigeração?

Deves fazê-lo sempre que o nível estiver abaixo do limite mínimo ou acima do limite máximo indicado. O ideal é que o nível se mantenha sempre entre essas duas marcas.

O que devo fazer se o radiador estiver com vazamento?

É importante agir rapidamente para evitar estragos maiores. Primeiro, para o carro e deixa-o arrefecer completamente. Depois, inspeciona o radiador e as mangueiras e vê se encontras sinais de fugas, como manchas de líquido ou áreas molhadas. Se o vazamento for pequeno, podes tentar usar um selante de radiador temporário, mas isso é apenas uma solução provisória. Para uma solução definitiva, deves levar o carro a um mecânico para substituir ou reparar o radiador.

Quais são os sinais de que o radiador do meu carro precisa de manutenção?

Os principais sinais de alerta são fugas de líquido de refrigeração ao redor do radiador ou nas mangueiras, aquecimento excessivo do motor, com o indicador de temperatura alto, ruídos estranhos vindos do radiador ou da bomba de água, e líquido de refrigeração sujo ou com depósitos. Se reparares em algum destes problemas, deves levar o carro ao mecânico.


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Com verificações regulares e pequenos cuidados, como verificar o nível do líquido e inspecionar as mangueiras, podes prevenir muitos problemas antes que se tornem grandes dores de cabeça. Não descures a manutenção do radiador e ele retribuirá com um desempenho confiável e sem surpresas.

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