Lavar o carro: 6 dicas para um resultado eficaz
Lavar o carro é essencial para a segurança, bom funcionamento e apresentação do teu automóvel. Descobre como lavar o carro como um profissional estas 6 dicas.
Para alguns condutores, lavar o carro é aborrecido e só o fazem quando é mesmo necessário. Para os apaixonados por carros, esta tarefa deixa de ser uma obrigação e transforma-se num momento relaxante, onde pode dedicar umas horas do seu dia para cuidar do seu “mais que tudo”.
Porquê lavar o carro com frequência?
Independentemente da tua aptidão ou gosto por lavar carros, deves ter em conta que a limpeza é essencial para garantir uma boa apresentação, segurança e o funcionamento.
Reduz danos na pintura, tecidos, vidros
Ao optar por não lavar o carro com frequência estás a permitir que a sujidade se vá acumulando ao ponto de ser quase impossível de ser eliminada por completo. Os resultados podem ser danos irreversíveis no carro.
A poeira e areia que trazes nas tuas idas à praia, a sujidade causada pela chuva no inverno, a lama que fica depois das roadtrips com amigos. Toda esta sujidade vai-se acumulando e transformando em manchas e marcas difíceis de remover, que acabam por danificar a pintura, os vidros e estofos se não lavares o carro com frequência.
Diz adeus aos maus odores
A sujidade que levas da rua para o interior do carro vai-se acumulando e a pouco e pouco começas a notar o carro sujo e a sentir maus odores e cheiro a mofo. Além de uma má apresentação, torna-se desconfortável viajar num carro assim.
Garante a tua segurança e a de quem te rodeia
Sabes aqueles dias de sol intenso, em que se torna difícil conduzir porque o vidro está tão sujo que não consegues ver nada à frente? Este é apenas um exemplo de algo tão simples, mas que é suficiente para pores a tua segurança e a dos outros condutores e peões em risco.
Como lavar o carro em casa?
Não é preciso ir a uma área de serviço e pagar para lavar bem o carro. É possível fazê-lo em casa, com as dicas certas e algum tempo de dedicação.
1. Lava o carro com frequência
Para evitar que se acumule sujidade que depois é mais difícil de remover, a frequência ideal para lavar o carro é uma vez por semana. Assim, poupas tempo em grandes lavagens profundas. Caso não seja possível, tenta garantir pelo menos 2 lavagens por mês.
2. Escolhe os materiais adequados para lavar o carro
Um dos passos mais importante na hora de lavar o carro é escolher materiais e utensílios próprios para o efeito. Esquece os panos da cozinha, o detergente da loiça ou o limpa-vidros aí de casa. Opta por panos, escovas e uma gama de produtos específicos para cuidados auto e adequados às necessidades do teu carro.
3. Começa pelo exterior
Não existem regras fixas no que diz respeito à ordem para lavar o exterior do carro. No entanto, a mais recomendada é a seguinte:
- Molha o exterior do carro com água.
- Passa uma esponja macia sem qualquer produto adicionado por todo o carro, começando pelo tejadilho, capot, traseira, laterais e terminando nas rodas e jantes.
- Com movimentos circulares, passa a esponja embebida em água e detergente líquido próprio para lavar carros, seguindo a mesma ordem (tejadilho, capot, traseira, laterais, rodas e jantes).
- Volta a passar o carro por água.
- Seca o carro com um pano de microfibras para retirar o excesso de água sem deixar manchas.
- Limpa os vidros com um detergente próprio e com um pano de microfibras limpo.
Se for bem feito, este processo não te deve demorar mais de 10 minutos e deixa o exterior do carro como novo. Podes ainda dar alguma atenção especial às jantes, cromados e grelhas do automóvel, onde se tende a acumular sujidade.
4. Passa para o interior do carro
Agora que o carro está limpo por fora, é hora de deixá-lo a brilhar por dentro. Para isso, deves:
- Remover todo o lixo que possa estar no carro (garrafas, papéis, etc.).
- Retirar todos os tapetes, sacudi-los e aspirá-los para remover qualquer tipo de sujidade. Se os tapetes forem de borracha ou de outro material impermeável, deves lavá-los com água e sabão.
- Passar o aspirador por todo o interior do carro, começando pelos compartimentos (AC, tablier, porta-luvas, etc), pelos assentos e estofos e só depois para o chão.
- Limpar estofos de tecido com um pano limpo e ligeiramente húmido e um produto de limpeza adequado para o efeito. Os estofos de couro, pele e similares devem ser limpos com um pano seco ou humedecido em sabão neutro ou num produto adequado para o tipo de material.
- Passar um pano de microfibras borrifado com um produto próprio para retirar a sujidade, gordura e manchas e evitar o desgaste dos materiais do interior (tablier, painel de instrumentos, porta-luvas, volante, etc.).
- Limpar os vidros por dentro tal como limpaste por fora, com a ajuda de um pano de microfibras e um limpa-vidros auto.
Dependendo do esmero, este processo pode levar cerca de 20 minutos. Mas o resultado final é surpreendente, com um ar renovado e que até parece mais espaçoso, e com uma poupança importante face aos serviços de limpeza.
5. E não te esqueças da mala do carro
Por fim, é hora de tratar da mala do carro, que acumula lixo e sujidade entre idas à praia e ao supermercado. Retira o que não usas ou já não precisas, como o guarda-sol depois do verão ou os guarda-chuvas quando acaba o inverno. Deita fora o lixo que tens vindo a acumular. De seguida, aspira bem a mala e volta a colocar o que precisas de ter sempre por perto.
6. Arruma tudo num local próprio
Depois de tudo tratado, arruma os materiais num local próprio e organizado para o efeito, para que saibas logo onde os encontrar na hora da próxima lavagem. Além disso, estás também a mantê-los fora do alcance de crianças ou animais de estimação. E não te esqueças: seca tudo bem antes de guardar para evitar o crescimento de mofo ou bactérias.
A escolha da pintura automóvel faz diferença?
A pintura automóvel faz uma grande diferença no aspeto do carro. A cor, por si só, consegue dar ao carro uma imagem elegante, desportiva, clássica ou moderna, ao passo que o brilho e o acabamento determinam a forma como a luz é refletida na superfície do carro, tornando-o mais apelativo.
Além disso, uma pintura bem conservada, sem riscos, amolgadelas ou ferrugem, vai fazer com o que o carro pareça mais novo e bem cuidado. Por isso, não descures a lavagem regular, a aplicação de ceras protetoras para ajudar a preservar a pintura e a mantê-la cintilante, como se o carro tivesse acabado de sair do stand.
Já para não falar do impacto que tem quando o decidires vender. A pintura do carro é um dos mais importantes fatores de valorização, porque faz toda a diferença na primeira impressão que um potencial cliente vai ter do carro.
Como conservar a pintura automóvel em bom estado
Para conservar a pintura e o aspeto exterior do automóvel, deves:
- Sempre que possível, protege o carro do sol e das altas temperaturas.
- Evita o estacionamento a céu aberto em locais onde são frequentes dejetos de aves.
- Não estaciones durante muito tempo perto do mar, para evitar a corrosão do salitre.
- Lava o carro com frequência e com os produtos certos.
- Volta e meia, mima o teu carro com um polimento especial para restaurar o brilho natural.
- Sempre que possas, estaciona numa garagem coberta.
Carmine.pt, a tua plataforma de carros usados
Com estas dicas, acabaram-se as desculpas para andares com o carro sujo. Segue todos os passos e conselhos que partilhamos e deixa-te surpreender pelo resultado final. E se estiver na hora de trocar de carro, passa em Carmine.pt e explora um mundo de carros usados a preços convidativos e com boas prestações, à espera de um novo dono.