Lavagem de carros: guia passo-a-passo
Com estes 7 passos, é possível tratar da lavagem de carros sem esforço e em profundidade.
A lavagem de carros é mais importante do que parece. É certo que viajar com um carro limpo é sempre mais confortável e uma questão de brio pessoal, mas há muitas outras vantagens. A lavagem prolonga a vida útil do veículo, melhora a visibilidade e reduz o risco de acidentes. Descobre como fazer a lavagem de carros como um profissional sem perderes muito tempo, neste guia passo-a-passo.
1. Procura um local à sombra
A lavagem do carro começa na escolha do local mais apropriado. Podes pensar que o sol ajuda a secar, mas, na verdade, a espuma ou a água vão secar antes do tempo e podem até manchar a pintura. Por isso, procura um local coberto ou com sombra, longe da luz solar direta.
Se o local dispuser de água corrente e alguma inclinação para a escoar, é o ideal. O importante é que o ambiente seja adequado e protegido, e que tenhas as condições e o tempo para fazer a lavagem do carro tranquilamente, sem pressas.
2. Escolhe produtos adequados para a lavagem de carros
Muitas vezes há a tentação de usar o detergente que está mais à mão – com o da louça ou o lava-tudo lá de casa. Mesmo que isso pareça não trazer consequências nas primeiras vezes que fazes a lavagem do carro, a verdade é que esses produtos são formulados para diferentes finalidades e possuem princípios ativos diferentes. A longo prazo, podem danificar a pintura do veículo.
Assim, leva contigo produtos especificamente desenvolvidos para a lavagem de carros. Lembra-te que, ao escolher os produtos corretos, não obténs apenas os melhores resultados de limpeza, também proteges a pintura do carro e prolongas a sua vida útil.
3. Sacode e lava os tapetes
Retirar, sacudir e lavar os tapetes são algumas das atividades mais importantes de limpeza que podes fazer pelo teu carro. Sacode-os vigorosamente para remover a maior parte da sujidade. Depois, aplica um produto de limpeza específico para tapetes automóveis. Normalmente, é necessário deixar o produto agir durante alguns minutos.
De seguida, esfrega o tapete de ambos os lados com a ajuda de uma vassoura ou escova. Enxagua bem com água limpa para remover o excesso de produto de limpeza, e deixa secar completamente ao ar livre, enquanto lavas o carro.
4. Começa pelo tejadilho
Começa a lavagem do carro de cima para baixo. Caso contrário, vais sujar o que já está limpo. Assim, molha primeiro o tejadilho do carro e aplica o produto de limpeza. Esfrega suavemente com uma esponja, com movimentos circulares e sem pressionar demasiado.
Depois de o carro estar bem ensaboado, enxagua para remover a espuma. De seguida, seca o tejadilho com um pano de microfibra antes de passares para o resto. Assim, evitas manchas provocadas pela secagem dos produtos na pintura.
5. Continua por secções
De seguida, continua a fazer a lavagem do carro por secções. Desta forma, o processo é mais cuidadoso, e poderás tratar de cada parte com a atenção devida, garantido que não deixas produto a secar na superfície. E claro, toda a limpeza ficará mais organizada.
Lava o capot, laterais, portas, para-lamas e traseira. Certifica-te de lavar e enxaguar completamente cada secção antes de prosseguires para a próxima, para evitar a formação de manchas.
6. Trata do interior
No interior, passa o aspirador para remover o pó, areias e outro tipo de sujidade. Limpa as superfícies cuidadosamente, como o tablier, o volante, os puxadores, as manetes de mudanças, o travão de mão, os cintos de segurança e os botões. O teto também é muitas vezes esquecido, mas é importante que seja lavado com um pano suave.
Também poderás lavar os bancos com um pano de microfibra humedecido. Se fizeres isso, deixa depois as portas abertas para que os bancos sequem e para garantir que não fica humidade no interior.
7. Limpa bem as rodas e pneus
As rodas e os pneus estão naturalmente expostos a vários tipos de sujidades, como poeira, lama, gordura e outros resíduos. Usa um produto de limpeza específico, que é mais eficaz para remover este tipo de sujidade. Aplica nas rodas e pneus e deixa atuar durante alguns minutos, de acordo com as instruções da embalagem.
De seguida, esfrega com uma escova de cerdas duras ou médias, com firmeza mas não com força excessiva. Tem cuidado para que os salpicos não sujem o resto do carro, que já está lavado. Por fim, enxagua com água limpa.
Estes são os passos principais a dar para fazer lavagem de carros sem stress e em profundidade. Com este guia, a tarefa pode ser mais fácil e rápida, e até prazerosa. O ideal é fazeres a lavagem do carro de 15 em 15 dias. No nosso site, podes encontrar mais dicas para manutenção do teu veículo. Cuida bem do teu carro!