Descarbonizar o motor: o que é e quando fazer
A descarbonização do motor permite poupar combustível e poupar na manutenção. Vê como fazer.
À medida que os anos vão passando, os componentes dos carros desgastam-se e o seu desempenho diminui. Mas essa situação pode ser evitada através da descarbonização do motor, um processo que remove os depósitos de carbono que se acumulam ao longo do tempo. Desta forma, o desempenho do carro melhora e o consumo de combustível baixa. Descobre tudo sobre este processo aqui.
O que é a descarbonização do motor?
A descarbonização do motor é um processo de limpeza que remove os depósitos de carbono acumulados no interior do motor de um carro. Envolve a limpeza das válvulas, pistões, injetores e outras partes do motor.
Quando estes depósitos estão cheios prejudicam o desempenho do veículo. Daí, resulta uma combustão ineficiente e um aumento do consumo de combustível. A acumulação de carbono é comum nos motores a diesel e em veículos que realizam curtas distâncias ou estão sujeitos recorrentemente a situações de tráfego intenso.
Vantagens da descarbonização do motor
Este é um processo que beneficia todos os veículos, independentemente do tipo de combustão. No entanto, como os motores a diesel estão mais suscetíveis à acumulação de carbono, a descarbonização é um processo fundamental para garantir o correto funcionamento e prolongar a sua vida útil. Estas são as vantagens principais:
- Melhor desempenho. A remoção dos depósitos de carbono devolve eficiência e desempenho ao teu carro.
- Menor consumo de combustível. Quando o motor está limpo, a queima o combustível é realizada de uma forma mais eficiente, levando a uma redução no consumo de combustível.
- Menor emissão de poluentes. A descarbonização contribui para uma combustão mais completa, reduzindo, assim, a emissão de gases poluentes.
- Maior vida útil do motor. Ao manter o motor livre de depósitos, evitas o desgaste prematuro das peças. Isto resulta numa maior longevidade do motor.
- Poupar na manutenção. Evita danos que possam exigir uma maior intervenção e mais reparos no futuro.
Quando deve ser feita a descarbonização do motor?
A necessidade de descarbonizar o motor depende da utilização que dás ao teu carro e do tipo de combustível utilizado (gasolina, diesel ou GPL). Existem alguns sinais que te podem indicar que o motor precisa de ser descarbonizado:
- Perda de potência: Se o veículo parece perder a potência quando aceleras ou sobes uma rua, isso pode ser um sinal de acumulação de carbono.
- Aumento do consumo de combustível: A presença de depósitos de carbono pode levar a uma combustão menos eficiente, resultando num maior consumo de combustível.
- Falhas na ignição: Podes sentir dificuldades para arrancar ou falhas durante a condução.
- Fumo preto a sair do tubo de escape: Se existir um maior consumo de combustível, há uma maior combustão e, consequentemente, um aumento na produção de fumo preto, que sai pelo tubo de escape.
- Luz do motor acesa: Se a luz do motor se acender, pode ser um sinal de problemas.
Deves descarbonizar o motor pela primeira vez quando faz 100.000 km. Depois dessa marca, a descarbonização deve ser realizada a cada 30.000 a 40.000 km, ou conforme as orientações do fabricante.
Como fazer a descarbonização do motor?
Existem métodos para descarbonizar o motor:
Descarbonização Química
Este é um método eficaz nas fases iniciais, mas pode não resolver problemas mais graves numa fase mais avançada. É um processo relativamente simples, que recorre a aditivos para descarbonizar sem desmontar o motor.
Descarbonização com Hidrogénio
Neste processo, é injetado oxi-hidrogénio (HHO) no sistema de admissão do motor, com o objetivo de queimar os depósitos de carbono. A sua eficácia e ecologia faz com que seja um dos métodos mais utilizados.
Limpeza Mecânica
Aqui, o motor é desmontado e os componentes afetados são limpos manualmente um a um. Apesar de ser mais caro, pode ser decisivo em casos de depósitos muito resistentes.
Quanto custa descarbonizar o motor?
Os preços da descarbonização do motor variam entre 100€ e 300€, dependendo do método e do serviço prestado. Ainda que o investimento possa parecer alto, é um processo que tem benefícios a curto-médio prazo. Entre eles, a melhoria na performance do veículo e a redução do consumo de combustível.
Veredito: vale a pena descarbonizar o motor?
A descarbonização do motor é um processo que pode trazer múltiplos benefícios ao teu carro, desde a melhoria do desempenho e eficiência até à longevidade da vida útil do motor. Além disso, este processo de limpeza automóvel contribui para um ambiente mais limpo, reduzindo as emissões de poluentes. Se estás a considerar descarbonizar o motor, consulta um profissional especializado para realizar o serviço de forma segura e eficaz.
Encontra o teu próximo carro em Carmine
Na Carmine.pt, vais encontrar o carro ideal para as tuas necessidades. Na nossa plataforma de venda de carros usados, simplificamos a tua escolha para que possas tirar todas as dúvidas e acelerar a tua decisão.