Sabe quando deves mudar a correia de distribuição
Descobre o que é, para que serve e quando trocar correia de distribuição.
Há peças do carro que só recebem o devido valor quando precisam de reparação, e a correia de distribuição é uma delas. Como não está à vista e normalmente tem um período de vida longo, é facilmente esquecida, mesmo pelos condutores mais atentos. Contudo, é uma das peças mais importantes do carro. Descobre para que serve, quando a mudar e o que pode acontecer se não a trocares a tempo.
O que é a correia de distribuição?
A correia de distribuição é uma peça fundamental do motor que coordena os movimentos das válvulas, dos pistões e da bomba da água. Como um maestro que orienta os vários instrumentos de uma orquestra, a correia de distribuição é responsável pela sincronização de várias peças que, por sua vez, permitem o funcionamento do motor.
Assim, se a correia de distribuição não estiver no seu perfeito estado, o motor pode ficar irremediavelmente danificado. É por isso que os fabricantes investem na produção da correia de distribuição, recorrendo a borracha reforçada para obter uma maior resistência e para diminuir o ruído do motor em funcionamento.
Correia de distribuição: como funciona
A correia de distribuição encarrega-se de fazer a ligação mecânica entre o bloco e a cabeça do motor, ao transmitir o movimento de rotação da cambota para a árvore de cames que aciona as válvulas.
Este efeito é conseguido graças aos 3 elementos que compõem a correia de distribuição: a correia dentada, a bomba de água e o tensor. Por um lado, a correia dentada sincroniza os movimentos do motor, ao passo que o tensor, como o próprio nome indica, garante que a correia tem tensão suficiente para manter o alinhamento e o funcionamento. Por outro lado, a bomba de água faz circular o líquido de arrefecimento pelo motor, assegurando que a sua temperatura permanece nos níveis corretos, perto dos 90ºC.
Esta tríade funciona como um todo, de forma muito precisa e bem articulada, de acordo com os parâmetros indicados pelo construtor. Qualquer folga ou assincronia pode causar a desengrenagem da própria correia de distribuição e provocar desgaste prematuro do motor. Numa situação extrema, o motor pode até rebentar.
Quando mudar a correia de distribuição?
A manutenção da correia de distribuição varia consoante o fabricante. Geralmente, as correias de distribuição têm uma vida útil entre 100.000 e 120.000 quilómetros.
Se não utilizares o carro com muita frequência, a recomendação é trocar a correia de distribuição a cada 5 anos. Isto é válido mesmo que não tenhas atingido a quilometragem recomendada pelo fabricante. Contudo, deves sempre consultar o manual de instruções do carro para saber com precisão quando mudar a correia de distribuição.
Tratando-se de um processo complexo, a troca da correia de distribuição deve ser feita por profissionais qualificados.
O que acontece se não trocares a correia de distribuição
Se não fizeres a manutenção, o carro pode sofrer danos irreparáveis. Se a correia de distribuição não for mudada na quilometragem indicada, podes notar um destes sinais.
1. Danos na correia de distribuição
Esta é a forma mais fácil de saber se a correia de distribuição precisa de ser substituída. Se tiver um desgaste visível, rachas nas partes dentadas, ou áreas mais claras do que outras, deves contactar o teu mecânico.
2. Falhas na ignição
Se sentires que o arranque do carro custa mais do que habitual, poderá ser sinal de que correia de distribuição não está em bom estado. Dificuldades no arranque ou falhas na ignição são sinais de alerta que não deves desvalorizar.
3. Vibrações anormais do motor
Outro sintoma da degradação da correia de distribuição é a ocorrência de vibrações irregulares no motor, mesmo quando o veículo está parado, mas a trabalhar. Por isso, se sentires vibrações ou ruídos no motor que não deveriam ocorrer, é hora de recorrer a um profissional.
4. Fugas de óleo
Se encontrares vestígios de óleo na correia de distribuição, poderá ser sinal de que está na altura de ser substituída. Uma fuga de óleo faz com que o tempo útil da correia reduza significativamente.
5. Excesso de gases de escape
Se a correia de distribuição não estiver a funcionar corretamente, os tempos do ciclo de combustão não são devidamente respeitados. O resultado é a emissão excessiva de gases a partir do tubo de escape.
Como trocar a correia de distribuição?
Trocar a correia de distribuição é um processo complexo que deve ser feito por profissionais qualificados. É certo que esta é uma das reparações mais caras que um automóvel pode ter, mas será ainda mais dispendiosa se não o fizeres a tempo. Assim, resiste à tentação de poupar, não tentes fazer a substituição sozinho e dirige-te à tua oficina de confiança.
Posto isto, são estes os passos para mudar a correia de distribuição:
- Retirar uma roda para ter acesso à corrente e retirar os acessórios que rodeiam a corrente de distribuição.
- Bloquear as polias conforme especificado no manual do veículo. Pode ser necessário uma ferramenta especial, mas, geralmente, uma chave de fendas fina é suficiente.
- Fazer o motor girar até estar alinhado com as polias. É importante marcar a posição de cada uma com um marcador branco para não esquecer nos passos seguintes.
- Soltar o tensor e remover a correia de distribuição.
- Desmontar o tensor e a bomba de água. Aproveitar também para mudar ambas as peças. Assim, garantes que todo o sistema está a funcionar em perfeitas condições.
- Substituir o tensor e inserir a nova correia de distribuição, fixando-a nas posições que ficaram anteriormente marcadas.
- Ajustar a tensão e girar novamente o motor.
- Colocar novamente os acessórios e testar o funcionamento da correia de distribuição.
- Voltar a colocar a roda.
Com esta informação, poderás estar mais atento aos sinais de alarme e tratar da substituição da correia de distribuição a tempo. Não deixes que os danos se tornem irreparáveis, nem fiques parado no meio da estrada com o motor inutilizado. Toma notas destas dicas e cuida bem do teu carro.
FAQs sobre correias de distribuição
Tratando-se de um tema complexo e técnico, é normal que surjam muitas dúvidas sobre correias de distribuição. Estas são as principais.
O que acontece se não trocar a correia de distribuição a tempo?
Se não trocares a correia de distribuição na quilometragem recomendada pelo fabricante, podes incorrer em reparações mais caras no futuro. O melhor é mesmo levar o carro ao mecânico se sentires dificuldades no arranque ou falhas na ignição, vibrações irregulares ou ruídos no motor, ou fugas de óleo na correia de distribuição. Presta atenção também a um excesso de emissão de gases do tubo de escape.
Quais as diferenças entre correia de distribuição e corrente de distribuição?
Tanto a correia como a corrente de distribuição têm a mesma função: sincronizar o movimento de todos os componentes do motor do carro.
No entanto, a correia de distribuição é feita de borracha, enquanto a corrente de distribuição, de metal. Já as correntes de distribuição estão localizadas no interior do motor, recebendo lubrificação do óleo do motor, o que aumenta a sua durabilidade. As correias estão fora do motor e com o tempo podem apresentar rachas na borracha, motivo pelo qual devem ser trocadas com regularidade.
Posso continuar a conduzir após notar uma vibração anormal no motor?
Se notares uma vibração constante enquanto conduzes, o ideal será levar o carro à tua oficina de confiança para verificar a causa dessa vibração.
Além da correia de distribuição, é importante verificar os pneus, os eixos do carro, o chassis, falhas de ignição e o alinhamento e direção do volante.
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