Correia de distribuição: o que é e para que serve
Descobre o que é a correia de distribuição, para que serve e quando é preciso trocar.
Há coisas a que só se dá valor quando faltam, e a correia de distribuição é uma delas. Como não está à vista e tem um período de vida longo, facilmente é esquecida, mesmo pelos condutores mais atentos. Contudo, é uma das peças mais importantes do carro. Descobre para que serve e o que pode acontecer se não a trocares a tempo.
O que é a correia de distribuição?
A correia de distribuição é uma peça fundamental do motor que coordena os movimentos das válvulas, dos pistões e da bomba da água. Como um maestro que orienta os vários instrumentos de uma orquestra, a correia de distribuição é responsável pela sincronização de várias peças que, por sua vez, permitem o funcionamento do motor.
Assim, se a correia de distribuição não estiver no seu perfeito estado, o motor pode ficar irremediavelmente danificado. É por isso que os fabricantes investem na produção da correia de distribuição, recorrendo a borracha reforçada para obter uma maior resistência e para diminuir o ruído do motor em funcionamento.
Como funciona a correia de distribuição?
A correia de distribuição encarrega-se de fazer a ligação mecânica entre o bloco e a cabeça do motor, ao transmitir o movimento de rotação da cambota para a árvore de cames que aciona as válvulas.
Este efeito é conseguido graças aos 3 elementos que compõem a correia de distribuição: a correia dentada, a bomba de água e o tensor. Por um lado, a correia dentada sincroniza os movimentos do motor, ao passo que o tensor, como o próprio nome indica, garante que a correia tem tensão suficiente para desempenhar a sua função. Por outro lado, a bomba de água faz circular o líquido de arrefecimento pelo motor, assegurando que a sua temperatura permanece nos níveis corretos, perto dos 90ºC.
Esta tríade funciona como um todo, de forma muito precisa e bem articulada, de acordo com os parâmetros indicados pelo construtor. Qualquer folga ou assincronia pode causar a desengrenagem da própria correia de distribuição e provocar desgaste prematuro do motor. Numa situação extrema, o motor pode até rebentar.
5 sinais de que é preciso mudar a correia de distribuição
Em regra, as correias de distribuição têm uma vida útil entre 100.000 a 120.000 quilómetros. Se não usares o carro com muita frequência, a recomendação é trocar a correia de distribuição a cada 5 anos, mesmo que tenhas percorrido menos de 100.000 quilómetros. Isto porque a correia de distribuição sofre uma degradação progressiva com o tempo. Contudo, deves sempre consultar o manual de instruções do carro para saber com precisão quando deves mudar a correia de distribuição. Além destas recomendações, existem 5 sinais que indicam que está na hora de trocar a correia de distribuição.
1. Danos na correia de distribuição
Esta é a forma mais fácil de saber se a correia de distribuição precisa de ser substituída. Assim, se tiver um desgaste visível, rachas nas partes dentadas, ou áreas mais claras do que outras, deves contactar o teu mecânico.
2. Falhas na ignição
Se sentires que o arranque do carro custa mais do que habitual, poderá ser sinal de que correia de distribuição não está em bom estado. Dificuldades no arranque ou falhas na ignição são sinais de alerta que não deves desvalorizar.
3. Vibrações anormais do motor
Outro sintoma da degradação da correia de distribuição é a ocorrência de vibrações irregulares no motor, mesmo quando o veículo está parado, mas a trabalhar. Por isso, se sentires vibrações ou ruídos no motor que não deveriam ocorrer, é hora de recorrer a um profissional.
4. Fugas de óleo
Se encontrares vestígios de óleo na correia de distribuição, poderá ser sinal de que a correia de distribuição não está em perfeitas condições. A fuga de óleo faz com que o tempo útil da correia seja significativamente mais curto.
5. Excesso de gases de escape
Se a correia de distribuição não estiver a funcionar corretamente, os tempos do ciclo de combustão não são devidamente respeitados. O resultado é a emissão excessiva de gases a partir do tubo de escape.
Como trocar a correia de distribuição?
Trocar a correia de distribuição é um processo complexo que deve ser feito por profissionais qualificados. É certo que esta é uma das reparações mais caras que um automóvel pode ter, mas será ainda mais dispendiosa se não o fizeres a tempo. Assim, resiste à tentação de poupar, não tentes fazer a substituição sozinho e dirige-te à tua oficina de confiança.
Posto isto, são estes os passos para mudar a correia de distribuição:
- Retirar uma roda, para ter acesso à corrente e retirar os acessórios que rodeiam a corrente de distribuição.
- Bloquear as polias conforme especificado no manual do veículo. Poderá ser necessário uma ferramenta especial, mas, geralmente, uma chave de fendas fina é suficiente.
- Fazer o motor girar até estar alinhado com as polias. É importante marcar a posição de cada uma com um marcador branco para não esquecer nos passos seguintes.
- Soltar o tensor e remover a correia de distribuição.
- Desmontar o tensor e a bomba de água. Aproveitar também para mudar esta última, já que é barata e evita-se nova intervenção.
- Montar novamente o tensor e inserir a nova correia de distribuição, fixando-a nas posições que ficaram anteriormente marcadas.
- Ajustar a tensão e girar novamente o motor.
- Colocar novamente os acessórios e testar o funcionamento da correia de distribuição.
- Voltar a colocar a roda.
Com esta informação, poderás estar mais atento aos sinais de alarme e tratar da substituição da correia de distribuição a tempo. Não deixes que os danos se tornarem irreparáveis, nem fiques parado no meio da estrada com o motor inutilizado. Toma notas destas dicas e cuida bem do teu carro.