Vidros embaciados: porque acontece e o que fazer

O embaciamento dos vidros põe em causa o teu conforto e segurança. Descobre porque acontece e o que fazer se tiveres os vidros embaciados.

No outono e inverno, as condições de circulação nas estradas nem sempre são as melhores. Ora porque está a chover, aumentando a possibilidade de ocorrerem fenómenos como a aquaplanagem, ora porque a condensação da humidade, frio e chuva provocam o embaciamento dos vidros, diminuindo significativamente a visibilidade na estrada. Descobre o que podes fazer para evitares os vidros embaciados e como os prevenir.


Porque embaciam os vidros?

Os vidros embaciam devido à diferença térmica entre a temperatura exterior e a temperatura interior do carro. O embaciamento intensifica-se quando a humidade exterior entra em contacto com os vidros frios do veículo e agrava-se com a respiração e a temperatura corporal das pessoas presentes no habitáculo, que aumentam a temperatura interior e a diferença para o exterior.

É por isso que este fenómeno tem especial força em climas húmidos, ou nas proximidades da costa, como acontece em muitos pontos de Portugal. Se não atuares assim que os vidros começam a embaciar, podes ficar com uma visibilidade bastante reduzida da estrada, comprometendo a segurança rodoviária.


O que fazer se tiveres os vidros embaciados

Há várias medidas que ajudam a dissipar o embaciamento dos vidros – e algumas que não deves experimentar em nenhum caso. Estas são as principais.

1. Liga o ar condicionado, mas no frio

Perante esta situação, normalmente os condutores ligam a ventilação do automóvel direcionada para o para-brisas com ar quente. Contudo, essa não é a melhor forma de obter resultados rápidos.

O ar-condicionado deve ser acionado, sim, mas o segredo está na temperatura: deve ser a mais fria possível. Desta forma, a humidade é combatida mais rapidamente, pois diminuis a diferença para a temperatura exterior. Pode não ser o mais confortável, principalmente nos dias frios, mas é a solução mais eficaz. Caso o veículo não tenha ar-condicionado, liga ventilação e abre ligeiramente as janelas de forma a atenuar a diferença da temperatura.

2. Limpa os vidros com regularidade

A sujidade, o pó e os óleos provenientes da utilização diária do carro, tornam a visibilidade mais difícil e agravam o efeito dos vidros embaciados. Por isso, a primeira coisa a fazer é limpar bem o automóvel por dentro e por fora. Sabias que existem mesmo produtos hidrofóbicos (que repelem a água) que ajudam a prevenir este fenómeno? Vê o nosso guia passo-a-passo para a lavagem automóvel.

3. Aplica cera automóvel nos vidros

A cera automóvel cria uma camada protetora nos vidros que repele a humidade. Mas não te esqueças de passar um pano para eliminar o excesso que possa ter ficado nos vidros após a passagem.

4. Corta uma batata ao meio e esfrega nos vidros

Sabias que esfregar uma batata no lado interior do vidro e depois passar um pano húmido pode evitar o embaciamento? Se quiseres aumentar a visibilidade, repete o processo na parte exterior do carro. Pode parecer uma brincadeira, mas não é. Trata-se de um método utilizado pelos pilotos profissionais nos ralis. A justificação é simples: o amido da batata cria uma barreira que ajuda a proteger da humidade.

5. Coloca uma meia com areia debaixo dos bancos

A sílica, o elemento principal da areia, absorve naturalmente a humidade e impede a acumulação de gotículas de água. Basta colocar um par de meias de algodão cheias de areia debaixo dos assentos para ajudar a manter a humidade longe do teu automóvel.

6. Evita esfregar os vidros com as mãos

O que não deves fazer, em circunstância alguma, é limpar o vidro com as mãos, um pano ou lenços. Aliás, estarás a transformar a humidade em pequenas gotas de água que se vão libertar novamente e a sujar o vidro.


Carmine, o teu aliado na segurança rodoviária

Agora que já sabes o que fazer quando tens os vidros embaciados, não te esqueças de testar as nossas sugestões para evitar que este problema te aconteça com regularidade. No nosso blog, podes encontrar mais dicas de manutenção. E quando precisares de trocar de veículo, espreita os milhares de carros usados e seminovos que estão à procura de novo dono.

Partilha Este Artigo