6 melhores carros elétricos chineses
Descobre os 6 melhores carros elétricos chineses, que combinam a melhor tecnologia com um preço acessível.
Há vários carros elétricos chineses a entrar no mercado europeu, com grandes autonomias e a preços bem mais vantajosos que a concorrência. Descobre os 6 melhores carros elétricos chineses que vale a pena conhecer e que são uma boa alternativa.
1. NIO ET7: recordista de autonomia
Mil quilómetros de autonomia. Um número bem redondo e que é um dos grandes trunfos do NIO ET7, que chegou determinado a causar uma boa impressão. Mas há mais números que metem respeito: 653 CV de potência e binário de 850 Nm. Assim se percebe que chegue aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos, bem à moda dos Tesla mais potentes. Esta inspiração também se faz sentir no minimalismo interior. Botões? Não há. Ou melhor, só 3. As portas fecham-se por sucção e os puxadores abrem automaticamente com sensores.
Há ainda 33 sensores a bordo, com 11 câmaras, 5 radares e 12 sensores ultrassónicos. Além disso, é difícil não admirar a estética deste carro elétrico chinês, com faróis dianteiros LED esguios e uma silhueta bem proporcionada de coupé. Argumentos difíceis de superar.
2. Aiways U5: um dos SUVs elétricos mais elegantes
A Aiways chegou à Europa há cerca de um ano, mas o modelo U5, SUV 100% elétrico, já se fez notar, fazendo até parte dos candidatos a Carro do Ano Europeu 2022. Destaca-se a imagem com linhas simples. Um olhar mais atento descobre os puxadores embutidos, o tejadilho panorâmico e assinatura luminosa.
Marca pontos pelo espaço interior, bastante amplo e bem organizado. Viajar na segunda fila de bancos deste elétrico é muito confortável, mesmo para quem vai no meio. A animar este conjunto temos um motor elétrico de 204 CV e 310 Nm, que consegue chegar aos 160 km/h e não precisa mais do que 7,8 segundos para chegar aos 100 km/h. A autonomia prometida situa-se nos 505 km.
3. Hongqi E-HS9: o “Rolls-Royce” elétrico chinês
A China entra no segmento de superluxo com uma proposta convincente. Falamos do Hongqi E-HS9, o SUV elétrico muito popular entre as elites chinesas. A estética é imponente, com mais de 5 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 3.110 mm. A parte dianteira é ousada, dominada por uma grelha que não passa despercebida.
A sensação de luxo continua no interior, com um bem dimensionado painel de instrumentos digital, complementado com um ecrã tátil. Está já equipado para a condução autónoma de nível 4, oito modos de condução e câmaras digitais no lugar dos retrovisores. As potências chegam aos 543 CV e as autonomias ascendem a 465 quilómetros.
4. BYD Atto 3: o tigre asiático
BYD é a sigla para “Build Your Dreams” e, na verdade, o BYD Atto 3 é um carro de sonho. As linhas exteriores são marcadas por linhas europeias, ao passo que no interior já se sente a inspiração asiática. Exibe um perfil de crossover, com uma suspensão mais alta e maior sensação de altura ao solo. As luzes traseiras primam pela originalidade, ligadas por uma linha refletora.
No interior, encontramos um grande ecrã central tátil que pode ser rodado da horizontal para a vertical. Na estrada, porta-se como um peixe na água, graças aos 204 CV de potência e 340 Nm de binário. A autonomia chega aos 565 km. Um carro elétrico chinês competente e diferenciado.
5. Xpeng P5: o Tesla com preço chinês
Design futurista, mas bem equilibrado num formato quase clássico, a encostar à identidade de uma berlina. Nasceu para aliciar os condutores com um preço muito inferior ao modelo da Tesla, por menos de 20 mil euros, o que desde logo chama à atenção.
O Xpeng P5 apresenta-se com um motor elétrico de 211 CV e 310 Nm de binário, com autonomias a atingir os 600 quilómetros. Consegue chegar aos 100 km/h em apenas 7,5 segundos, e vem já preparado para a condução totalmente autónoma. Até já deu provas de conduzir sozinho no meio do trânsito da cidade, nas vias com rotundas, cruzamentos, passagem de peões e vários obstáculos, com elevada performance. Mais do que pronto para bater a concorrência.
6. Zeekr 001: licença para arrasar
O Zeekr 001 é uma shooting brake 100% elétrica, entre uma carrinha e um coupé, que apresenta uma imagem de luxo não opulento. A autonomia ronda os 620 quilómetros e chega aos 100 km/h nuns escassos 3,8 segundos. Atinge a velocidade máxima de 200 km/h, graças à potência de 544 CV e 686 Nm de binário.
O Zeekr 001 impressiona pelo elevado poder computacional e pelas tecnologias avançadas de assistência ao condutor. Há um monitor central de 15,4 polegadas, onde todo o carro é controlado, incluindo os espelhos retrovisores e a coluna da direção.
Carros elétricos chineses: valem a pena?
Os carros elétricos chineses oferecem acesso a tecnologia de última geração, mas a preços bem mais competitivos. Fica de olho! Enquanto isso, há milhares de carros usados à venda em Carmine.pt, que vale a pena explorar. Entra, pesquisa e encontra o carro que condiz contigo.