12 melhores carros elétricos chineses em 2025
Descobre os 12 melhores carros elétricos chineses, que combinam a melhor tecnologia com um preço acessível.

Há cada vez mais carros elétricos chineses a entrar no mercado europeu, com grandes autonomias e preços competitivos. Em Portugal, os elétricos representaram quase 20% das vendas de ligeiros de passageiros em 2024, sendo que, entre esses, um em cada dez foi fabricado por marcas chinesas. Um bom exemplo é a BYD, que está a conquistar terreno aos rivais europeus. Mas quais são os melhores carros elétricos chineses do momento? Descobre 12 que vale mesmo a pena conhecer.
Vantagens dos carros elétricos chineses
Os carros elétricos chineses estão a ganhar terreno em Portugal e na Europa, não só pelo preço, mas também pelas características técnicas. Estas são as principais vantagens.
1. Preço competitivo
Um dos maiores atrativos é, sem dúvida, o preço. Muitos modelos chineses oferecem funcionalidades semelhantes às das marcas europeias, mas a um custo significativamente mais baixo. Para quem quer poupar sem abdicar da mobilidade elétrica, os carros elétricos de marcas chinesas são de considerar.
2. Tecnologia de ponta
A China tem feito grandes avanços na mobilidade elétrica. Marcas como BYD ou a Xpeng têm apostado com força em sistemas de condução autónoma, conectividade inteligente, carregamento rápido e baterias de elevada capacidade. O resultado são carros tecnologicamente avançados, muitas vezes à frente da concorrência.
3. Design arrojado
Se aprecias linhas modernas, detalhes futuristas e interiores minimalistas, vais encontrar várias opções apelativas entre os modelos chineses.
4. Qualidade em crescimento
Os fabricantes chineses produzem veículos com padrões elevados, que rivalizam com os das marcas europeias e norte-americanas, tanto em segurança como em durabilidade.
12 melhores carros elétricos chineses
A revolução elétrica vinda da China já chegou às estradas portuguesas e veio para ficar. Marcas como BYD, Aiways, Xpeng, Zeekr, Dongfeng, Forthing, Farizon e Voyah estão entre os principais nomes que já marcam presença, ou estão prestes a fazê-lo, em solo nacional.
1. NIO ET7: recordista de autonomia

Mil quilómetros de autonomia. Um número bem redondo e que é um dos grandes trunfos do NIO ET7, que chegou determinado a causar uma boa impressão. Mas há mais números que metem respeito: 653 CV de potência e binário de 850 Nm. Assim se percebe que chegue aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos, bem à moda dos Tesla mais potentes. Esta inspiração também se faz sentir no minimalismo interior. Botões? Não há. Ou melhor, só 3. As portas fecham-se por sucção e os puxadores abrem automaticamente com sensores.
Há ainda 33 sensores a bordo, com 11 câmaras, 5 radares e 12 sensores ultrassónicos. Além disso, é difícil não admirar a estética deste carro elétrico chinês, com faróis dianteiros LED esguios e uma silhueta bem proporcionada de coupé. Argumentos difíceis de superar.
2. Aiways U5: um dos SUVs elétricos mais elegantes

A Aiways chegou à Europa há pouco tempo, mas o modelo U5, SUV 100% elétrico, já se fez notar, fazendo até parte dos candidatos a Carro do Ano Europeu 2022. Destaca-se a imagem com linhas simples. Um olhar mais atento descobre os puxadores embutidos, o tejadilho panorâmico e assinatura luminosa.
Marca pontos pelo espaço interior, bastante amplo e bem organizado. Viajar na segunda fila de bancos deste elétrico é muito confortável, mesmo para quem vai no meio. A animar este conjunto temos um motor elétrico de 204 CV e 310 Nm, que consegue chegar aos 160 km/h e não precisa mais do que 7,8 segundos para chegar aos 100 km/h. A autonomia prometida situa-se nos 505 km.
3. Hongqi E-HS9: o “Rolls-Royce” elétrico chinês

A China entra no segmento de superluxo com uma proposta convincente. Falamos do Hongqi E-HS9, o SUV elétrico muito popular entre as elites chinesas. A estética é imponente, com mais de 5 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 3.110 mm. A parte dianteira é ousada, dominada por uma grelha que não passa despercebida.
A sensação de luxo continua no interior, com um bem dimensionado painel de instrumentos digital, complementado com um ecrã tátil. Está já equipado para a condução autónoma de nível 4, oito modos de condução e câmaras digitais no lugar dos retrovisores. As potências chegam aos 543 CV e as autonomias ascendem a 465 quilómetros.
4. BYD Atto 3: o tigre asiático

BYD é a sigla para “Build Your Dreams” e, na verdade, o BYD Atto 3 é um carro de sonho. As linhas exteriores são marcadas por linhas europeias, ao passo que no interior já se sente a inspiração asiática. Exibe um perfil de crossover, com uma suspensão mais alta e maior sensação de altura ao solo. As luzes traseiras primam pela originalidade, ligadas por uma linha refletora.
No interior, encontramos um grande ecrã central tátil que pode ser rodado da horizontal para a vertical. Na estrada, porta-se como um peixe na água, graças aos 204 CV de potência e 340 Nm de binário. A autonomia chega aos 565 km. Um carro elétrico chinês competente e diferenciado. Comprar novo não está ao alcance de todos, mas em Carmine.pt encontrá-lo a preços mais acessíveis.
5. BYD Seal U: um dos melhores para famílias

Se procuras algo para toda a família, a BYD tem mais um trunfo na manga. Com um design moderno, interior espaçoso e muita tecnologia a bordo, o BYD Seal U oferece até 500 km de autonomia (WLTP) e posiciona-se como uma opção versátil para quem procura conforto, segurança e performance no dia a dia. Outro modelo a considerar é o BYD Han, um verdadeiro carro de luxo.
6. Xpeng P5: luxo eletrizante

Design futurista, mas bem equilibrado num formato quase clássico, a encostar à identidade de uma berlina. Nasceu para aliciar os condutores com um preço muito inferior ao modelo da Tesla, por menos de 20 mil euros, o que desde logo chama à atenção.
O Xpeng P5 apresenta-se com um motor elétrico de 211 CV e 310 Nm de binário, com autonomias a atingir os 600 quilómetros. Consegue chegar aos 100 km/h em apenas 7,5 segundos, e vem já preparado para a condução totalmente autónoma. Até já deu provas de conduzir sozinho no meio do trânsito da cidade, nas vias com rotundas, cruzamentos, passagem de peões e vários obstáculos, com elevada performance. Mais do que pronto para bater a concorrência.
7. Zeekr 001: licença para arrasar

O Zeekr 001 é uma shooting brake 100% elétrica, entre uma carrinha e um coupé, que apresenta uma imagem de luxo não opulento. A autonomia ronda os 620 quilómetros e chega aos 100 km/h nuns escassos 3,8 segundos. Atinge a velocidade máxima de 200 km/h, graças à potência de 544 CV e 686 Nm de binário.
O Zeekr 001 impressiona pelo elevado poder computacional e pelas tecnologias avançadas de assistência ao condutor. Há um monitor central de 15,4 polegadas, onde todo o carro é controlado, incluindo os espelhos retrovisores e a coluna da direção.
8. Dongfeng BOX: o urbano que pensa fora da caixa

O Dongfeng BOX é um compacto 100% elétrico feito para a cidade. Ideal para quem procura um carro ágil, prático e linhas ao estilo chinês, este modelo junta design moderno, funcionalidades inteligentes e uma pegada ambiental exemplar.
Conta com uma bateria de 42,3 kWh e autonomia WLTP até 310 km, detalhes importantes para as rotinas urbanas. Carrega dos 30% aos 80% em apenas 30 minutos e promete transformar qualquer trajeto numa experiência mais eficiente e divertida.
9. Forthing S7: o elétrico mais aerodinâmico

A Forthing chegou a Portugal em força com o S7. Tem linhas arrojadas e um impressionante coeficiente aerodinâmico de apenas 0,191- o mais baixo do mercado. O design fluido e as proporções elegantes distribuem-se ao longo de quase 5 metros de comprimento.
Debaixo do capot, encontramos um motor elétrico de 209 CV e 310 Nm de binário, alimentado por uma bateria de 56,8 kWh. A autonomia combinada ronda os 420 km, mas pode chegar aos 581 km em ambiente urbano (ciclo WLTP). Com suporte para carregamento rápido até 120 kW, bastam 25 minutos para repor a energia dos 30% aos 80%. Por dentro, reina o minimalismo, os materiais sustentáveis e a tecnologia de ponta.
10. Farizon SuperVAN: a revolução dos comerciais elétricos

A Farizon, marca do gigante chinês Geely, estreia-se em Portugal com a SuperVAN, uma carrinha comercial 100% elétrica pensada para negócios que exigem eficiência, robustez e tecnologia de ponta. Com três lugares, design futurista e uma arquitetura modular, adapta-se facilmente às necessidades de empresas de logística, entregas urbanas ou de transporte regional.
Conta com uma capacidade de carga entre 1.075 kg e 1.480 kg e um volume útil que vai dos 6,95 m³ aos 13 m³. Já a autonomia varia entre 215 km e 398 km (WLTP), graças às suas quatro opções de bateria e à tecnologia drive-by-wire, que melhora a eficiência energética e a precisão da condução. No interior, o conforto e a conectividade não ficam de fora: ecrã tátil de 12,3″, painel de instrumentos digital, Apple CarPlay e uma lista completa de sistemas de assistência à condução.
11. Voyah Free: luxo elétrico com alma chinesa

A Voyah é uma marcas de carros elétricos chineses premium, pertence ao grupo Dongfeng. Chega a Portugal para disputar o segmento de luxo com nomes como Audi, BMW e Lexus. O Voyah Free, um SUV de grandes dimensões com tração integral, oferece 489 cv de potência e uma autonomia de até 500 km (WLTP), com carregamento dos 20% aos 80% em apenas 45 minutos.
Vale a pena conhecer os outros dois modelos da marca: o Voyah Dream e o Voyah Courage. O primeiro é um monovolume elétrico de 7 lugares, que alia espaço, luxo e eficiência com 435 cv e autonomia até 482 km. Já o Voyah Courage aposta numa condução suave graças à suspensão pneumática e equipamentos como ecrã OLED de 15”, câmaras 360º e HUD. O Voyah Passion, uma berlina elétrica, também está a caminho.
12. M-Hero 1: o supercarro militar elétrico

Se procuras um SUV elétrico que pareça saído de um filme de ficção científica, o M-Hero 1 pode ser o carro que nunca soubeste que querias. Com mais de 1.000 CV de potência (1.088, para sermos exatos) e um visual que lembra veículos militares futuristas, este colosso chinês promete redefinir o conceito de off-road e de presença na estrada.
É 4×4, 100% elétrico e impressiona logo pelo tamanho: quase 5 metros de comprimento, mais de 2 metros de largura e quase 2 metros de altura. Mas o que mais surpreende é o que está debaixo do capot: quatro motores elétricos e uma bateria de 142,7 kWh, que garantem até 450 km de autonomia no ciclo WLTC. E se isso não chega, existe uma versão com autonomia estendida até 750 km, graças a um sistema híbrido com um motor de combustão e três motores elétricos.
Carros elétricos chineses: valem a pena?
Se estás a pensar trocar de carro e ponderas um modelo elétrico, os carros chineses merecem a tua atenção. Marcas como BYD, MG, Farizon ou Voyah estão a conquistar cada vez mais espaço na Europa e por bons motivos. Oferecem tecnologia de ponta, autonomia competitiva, design moderno e preços geralmente mais acessíveis do que os concorrentes ocidentais.
Carmine.pt, o teu portal de carros usados
Comprar um carro elétrico chinês é sinónimo de tecnologia de última geração a preços mais competitivos. Fica de olho! Enquanto isso, há milhares de carros usados à venda em Carmine.pt, que vale a pena explorar. Entra, pesquisa e encontra o carro que condiz contigo.