Como fazer uma correta limpeza de estofos automóvel?
Se a limpeza de estofos automóvel te parece uma tarefa enfadonha, dizemos-te como o fazer de forma fácil e prática.
Idas à praia, passeios com animais, contratempos ou refeições improvisadas contribuem para que os estofos do automóvel fiquem sujos e com manchas. A limpeza pode parecer complexa e trabalhosa e, por isso, é muitas vezes adiada. Contudo, é fundamental para a tua saúde, para manter o carro em bom estado e prolongar a sua vida útil. Com estas dicas, ficas pronto para fazer a limpeza de estofos automóvel como um profissional, sem perder muito tempo.
1. Reúne os materiais necessários para a limpeza de estofos automóvel
Em primeiro lugar, equipa-te. Vais precisar dos seguintes materiais e ferramentas:
- Aspirador.
- Produto de limpeza adequado aos teus estofos. Caso não tenhas, usa detergente para a roupa ou sabão neutro (sem ácidos ou abrasivos).
- Escova de cerdas suaves.
- Panos de microfibra.
- Uma escova de dentes (ou similar, para chegar a zonas mais difíceis).
- Rolo de papel adesivo (se tiveres animais).
- Protetor/condicionador de estofos (para evitar manchas e facilitar a limpeza futura).
2. Começa a limpeza de estofos automóvel pela aspiração
Depois de reunires todo o material e ferramentas que precisas para a limpeza de estofos automóvel, é altura de arregaçar as mangas. Começa por aspirar os estofos para remover o excesso de sujidade, como cabelos, pedaços de comida ou pó. Passa o aspirador com cuidado para evitar arranhões e desgaste. O acessório mais recomendado é uma escova macia, suave o suficiente para não danificar os estofos, mas eficaz para remover a sujidade e os detritos.
Depois de aspirar as áreas maiores dos estofos, concentra-te nos pontos mais difíceis de alcançar, como os cantos e fendas dos assentos. Usa um acessório mais estreito para alcançar essas áreas. Além disso, se tiveres animais de estimação que largam muito pelo, deves também passar o rolo de papel adesivo. Isto porque apenas aspirar não será o suficiente para apanhar todo o pelo.
3. Aplica o produto de limpeza indicado para os estofos
Depois de os estofos estarem aspirados, o passo seguinte é aplicar o produto de limpeza. A escolha deve ser adequada ao material dos estofos, para evitar danos e garantir que a limpeza é corretamente efetuada. Qualquer que seja o produto que escolheres, verifica sempre as instruções e segue-as cuidadosamente.
Limpeza de estofos automóvel de couro ou pele
Este material é, geralmente, mais fácil de limpar. Deves utilizar um produto específico para couro ou pele para manter um aspeto cuidado. Se não tiveres, podes recorrer a sabão líquido neutro e a um pano de microfibras húmido. Inicia a limpeza com movimentos suaves e giratórios. Aguarda alguns minutos e aplica um condicionador de couro para hidratar o material. Assim, evitas fissuras e consegues preservar a cor original durante mais tempo.
Limpeza de estofos automóvel de pele sintética
Os estofos automóvel de pele sintética requerem também um produto específico, mas vamos sugerir-te também uma alternativa, caso não o tenhas. Podes usar um simples limpa-vidros. Borrifa os estofos, com o cuidado de não o fazer em excesso, e esfrega suavemente com um pano. Quando concluíres, usa um pano seco e lavado para secar.
Limpeza de estofos automóvel de tecido
Este é o tipo de estofos automóvel mais comum. Suja-se mais facilmente e a remoção de manchas é mais desafiante. Deves usar um detergente lava-tudo e, caso as nódoas sejam persistentes, usa produtos específicos antinódoas ou toalhitas de bebé. Certifica-te de usar apenas a quantidade necessária do produto de limpeza e evita molhar demasiado os estofos, pois isso pode deixar manchas.
4. Repete o processo
Caso ainda detetes manchas nos estofos automóvel, o próximo passo é… repetir. Assim, volta à carga até atingires os resultados desejados. Se, ainda assim, as nódoas se revelarem persistentes e permanecerem mesmo depois de repetires o processo, poderás considerar levar o carro a um profissional de lavagem.
5. Deixa secar
Findo o processo, deixa os estofos respirar e secar na totalidade, antes de voltar a utilizar o carro. Deixa o carro ao sol, com todas as portas completamente abertas. Assim, evitas o surgimento de humidade, crescimento de bolor, aparecimento de manchas e maus odores. Se fizeres a limpeza de estofos automóvel num dia com bom tempo, vão secar mais rapidamente.
Não uses um secador ou outra fonte de calor direta para acelerar o processo de secagem, pois isso pode danificar os estofos. Nos dias de inverno, poderá ser útil usar um desumidificador no automóvel para ajudar a reduzir a humidade.
Estes são os passos a dar para fazer uma correta limpeza de estofos automóvel. Mas não te esqueças que cuidar do carro vai muito além dos estofos. É também essencial fazer a lavagem automóvel com regularidade, para o manter em bom estado e valioso. Conta com o nosso blog para teres as melhores dicas de manutenção e, quando o quiseres vender ou trocar, passa pelo nosso portal para conheceres as mais de 20 mil oportunidades de carros usados. Boas limpezas!