11 melhores furgões para profissionais
Os furgões são um veículo indispensável para profissionais. Conhece as características principais dos melhores furgões disponíveis no mercado.
Para viagens mais longas ou curtas, com maior ou menor capacidade de carga, de cabina simples ou dupla, mais altas ou baixas. Há furgões para todos os objetivos e necessidades e escolher o modelo certo não é tarefa fácil. Estes são os 11 melhores furgões para profissionais do momento.
1. Citroën Jumper, o furgão com melhor relação qualidade-preço
O furgão Citroën Jumper foi lançado originalmente em 2014 e passou por uma profunda revisão em 2019, quando foi atualizado para reduzir o consumo. Mas tal como o seu antecessor, existem muitos tamanhos disponíveis para responder a várias necessidades. É possível combinar quatro comprimentos (L1, L2, L3, L4), três distâncias entre eixos (3, 3,45 e 4,04 metros) e três alturas possíveis (H1, H2, H3).
O Jumper possui uma ampla gama de oito modelos que apresentam um volume de carga assinalável, de 8 a 17 metros cúbicos, com uma das melhores larguras da categoria, tanto entre os arcos das rodas (1,42 metros) quanto entre os painéis laterais (1,87 metros). O condutor dispõe de vários espaços de arrumação, desde um porta-luvas climatizado com fechadura a um suporte para telemóvel ou tablet. Melhorou também a conetividade e agora existem até sistemas auxiliares de direção. A marca decidiu mudar a estrutura dos acabamentos, desde o nível de acesso Control a um mais completo Club, passando pela variante Work, ideal para quem precisa de aceder a locais desafiantes. Por fim, a versão Driver foi concebida para viagens longas.
A oferta de motores é composta pelo HDI de 110 CV, HDI de 130 CV, IDH de 150 CV e IDH 180 CV. Nas duas versões intermediárias, podes optar pelo e-HDI que incorpora de série o sistema Stop&Start. Em todos os casos, a mudança é manual de seis velocidades, mas os mais potentes podem ter mudanças automáticas.
2. Fiat Ducato, o furgão mais tecnológico
O Fiat Ducato é um dos furgões de maior sucesso à escala planetária. Passou por uma profunda atualização em 2020, mas externamente as diferenças não são muito evidentes. A marca manteve as formas sóbrias, com volumes perfeitamente definidos, mas a grelha recebeu um novo contorno e os faróis ganharam uma linha preta brilhante.
A gama Fiat Ducato pode ser escolhida em três distâncias entre eixos diferentes (3000, 3450, 4035 e 4035 XL), um peso bruto de 3.000 a 4.250 kg, quatro comprimentos diferentes (4.963, 5.413, 5.998 e 6.363 mm), três alturas (2.254, 2.522 e 2.764 mm) e uma capacidade de carga que varia de 900 quilos a 2.200 kg. Além disso, a Fiat também decidiu criar um Ducato com carroçaria semi-vidrada ou vidrada, com espaço de carga de 8 a 17 metros cúbicos.
A nível de motorizações, as opções consistem num único motor diesel em quatro níveis de potência: 120, 140, 160 e 180 cv. As mudanças podem ser manuais, de seis velocidades, ou automáticas, de nove, com três modos de condução: Normal, Eco e Power.
A marca investiu na tecnologia a bordo. No centro do painel, é possível contar um ecrã multimédia de sete polegadas que oferece ligação Bluetooth, reconhecimento de voz, Apple CarPlay e Android Auto, além de uma função que evita passar por ruas mais estreitas e pontes mais baixas que as do furgão. Além disso, através do telemóvel podes aceder a diferentes funções do Fiat Ducato, como a localização, estado ou diversas assistências em caso de roubo, acidente ou avaria.
3. Ford Transit, o furgão com maior capacidade
A Ford Transit é o furgão com maior capacidade do mercado. Possui uma grande variedade de versões, pois é possível combinar três comprimentos de carga (L2, L3 e L4) com duas alturas de teto, com MMA entre 2.900 kg e 4.700 kg e MMC até 7.000 kg. Pode ser configurada para ter até 15,1 metros cúbicos de espaço de carga, com piso plano e paredes praticamente verticais.
O acesso a este amplo espaço é fácil, graças a uma porta lateral deslizante de abertura ampla, portas traseiras de altura total e um degrau integrado no para-choques traseiro. Há também uma opção que combina transporte de cargas e pessoas, a Transit Van Cabine Dupla, com até sete lugares. Apesar de ter um preço mais elevado do que os rivais, compensa também por apresentar equipamentos mais completos.
A marca estruturou o equipamento da carrinha Ford Transit em dois níveis de equipamento. A mais simples chama-se Ambiente e já é suficiente para responder à maior parte das necessidades dos condutores. Acima está o Trend que agrega, além de um exterior mais atrativo, controlo de velocidade, rádio com ligação AUX, Bluetooth, comandos no volante, piso resistente Easy To Clean, que protege tanto o furgão quanto a carga. O sistema Ford O SYNC 2 controla o telemóvel, o sistema de navegação e música a partir de um ecrã táctil de 6 polegadas, assim como algumas ajudas à condução.
A Ford Transit apresenta três opções de motorização, baseadas no motor diesel 2.0 EcoBlue com 105, 130 ou 170 cv de potência. Os motores podem ser combinados com tração dianteira, que ajuda a ganhar espaço de carga e reduz o peso, e tração traseira, ideal para transportar grandes cargas e reboques. As duas variantes mais potentes podem ser escolhidas com tração integral, para percorrer terrenos difíceis ou escorregadios. O tipo de tração é selecionado pelo condutor e o sistema passa automaticamente o binário para as rodas com maior aderência. A caixa automática SelectShift de seis velocidades torna a condução mais suave e descontraída. Nesta última geração os intervalos de manutenção dos veículos aumentaram para 60.000 km (ou dois anos) de forma a reduzir o custo de utilização.
4. Mercedes Sprinter, o furgão mais completo
A terceira geração do furgão da Mercedes chegou ao mercado em 2018. O modelo atual oferece mais tecnologia e a mesma capacidade de carga do modelo anterior, em diferentes versões. O Mercedes Sprinter pode ser configurado em quatro variantes: chassis cabina, plataforma aberta, carrinha e carrinha combi. São até cinco opções de entre-eixos que variam de 3,26 a 4,33 metros. Existem ainda várias alturas e comprimentos por onde escolher, podendo oferecer um volume máximo de 17 metros cúbicos e capacidade para carregar até 7 europaletes. A Massa Máxima Autorizada varia de 3 a 5,5 toneladas, dependendo da versão.
Esta geração do furgão Sprinter foi apresentada com um interior muito mais moderno e tecnológico. Encontramos pela primeira vez o sistema multimédia MBUX com ecrã de 10,25 polegadas e controlo de voz ou volante com controlos tácteis. Não faltam elementos práticos (alguns opcionais) como tomadas USB tipo C, 230 V ou carregamento por indução para telemóveis. Os assentos ganharam ergonomia e podem ser escolhidos em formato plano para facilitar a entrada e saída dos ocupantes.
A gama do Mercedes Sprinter é muito completa e oferece várias opções a gasóleo. Os motores principais são um 2.1 turbo de quatro cilindros com 114, 150 ou 170 cv. O topo de gama é um V6 turbo de 3,0 litros com 190 cv. Dependendo do motor, podes contar com uma transmissão manual de seis mudanças, uma automática de dupla embraiagem de sete mudanças ou uma automática com conversor de binário de nove mudanças. Também podes escolher entre as versões de tração dianteira, traseira ou integral.
5. Opel Movano, o melhor furgão para cargas pesadas
O furgão Opel Movano é a proposta da fabricante alemã para grandes tonelagens e foi atualizado em 2022. A terceira geração do modelo partilha a sua construção com modelos de outras marcas, como o Fiat Ducato, o Citroën Jumper e o Peugeot Boxer.
Os furgões Opel Movano possuem valores líderes de classe para carga útil, capacidade de carga e peso bruto do veículo, combinados com quatro comprimentos (L1: 4.963 mm; L2: 5.413 mm; L3: 5.998 mm e L4: 6.363 mm) e três alturas (H1: 2.254 mm; H2: 2.522 mm e H3: 2.760 mm). As capacidades máximas de carga variam de 8 a 17 metros cúbicos. As portas da versão H3 têm 2,03 metros de altura, podendo abrir até um ângulo de 270 graus. A cabine padrão oferece uma única fila com três assentos.
A oferta inicial do furgão Opel Movano era formada por um único motor diesel, um bloco de 2,2 litros com 120, 140 e 165 CV. Em baixas rotações, oferece alto binário, de 310 Nm a 1.500 rpm a 370 Nm a 1.750 rpm. Todos os motores, que distribuem a potência pelas rodas dianteiras, são combinados com caixas manuais de seis velocidades. Também foi estreada uma versão elétrica, o Movano-e.
Com a plataforma do Grupo Stellantis, o Opel Movano ganhou equipamentos de segurança ao nível da assistência à condução que inclui controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo, travagem de emergência autónoma e assistência à manutenção na faixa. Outra grande vantagem do furgão Movano é o custo, já que em quatro anos a sua manutenção foi reduzida em 20% quanto a serviços e pneus, e cerca de 11% em termos de combustível.
6. Peugeot Boxer, furgão espaçoso e confortável
O furgão Peugeot Boxer chegou ao mercado em 2014 para se tornar o maior veículo comercial da marca e responder às necessidades dos profissionais que precisam de um furgão com grande capacidade de carga.
Encontra-se disponível com três distâncias entre eixos (3 m, 3,45 m e 4,04 m), que vêm em quatro comprimentos (L1, L2, L3 e L4) e três alturas (H1, H2 e H3) para um total de oito carroçarias que variam de 8 a 17 metros cúbicos de carga. Conta com uma porta lateral de 1,25 metros de largura por 1,75 metros de altura, enquanto a porta traseira tem 1,56 metros de largura por 1,79 metros de altura.
No interior, optou-se pelo conforto e pela funcionalidade. Os furgões Peugeot Boxer contam com um volante que pode ser revestido em couro e um painel redesenhado, com diferentes opções de rádios e equipamentos de som. Até o revestimento de estofos foi refinado para que o interior se assemelhe ao máximo ao de um carro. O seu equipamento é muito completo e a marca permite ainda acrescentar pacotes que melhoram o conforto e a segurança, com elementos como o Grip Control que garantem aderência em pisos desafiantes.
O Boxer apresenta um motor 2.2 BlueHDI com 120, 140 ou 165 CV de potência. O consumo e emissões poluentes foram reduzidas ao incluir um dispositivo SCR localizado antes do filtro de partículas e um depósito de AdBlue de 15 litros. Está disponível uma versão elétrica, o Peugeot e-Boxer.
7. Renault Master, robusto e polivalente
O Renault Master é um furgão que dispensa apresentações, estando no mercado já desde 1980. Em 2019 recebeu novas atualizações, apresentando um look semelhante aos automóveis de passageiros contemporâneos da marca. Estreou uma frente mais robusta com uma grande grelha vertical e faróis redesenhados com uma assinatura de luz em forma de C.
O Master pode ser configurado com três alturas e quatro comprimentos de carroçaria à escolha e ainda com cabine estendida de 7 lugares. Os pesos máximos de carga autorizados variam de 2,8 a 4,5 toneladas, com volume útil entre 8 e 22 metros cúbicos.
Por dentro também houve mudanças e toda a área do painel foi modificada para integrar o ecrã táctil principal. Podes optar por dois sistemas multimédia e um ecrã de 5 polegadas e, no porta-malas, o furgão estreou iluminação em LED. Por outro lado, procurou-se melhorar a qualidade através de novos materiais e estofos mais sofisticados.
O motor é diesel, Blue dCi de quatro cilindros que pode ter 110, 130, 135, 145, 150, 165 CV ou 180 CV, associado a uma caixa manual ou automática de seis velocidades.
8. Volkswagen Crafter, o gigante tranquilo
Foi em 2017 que a Volkswagen Crafter concluiu a renovação da sua gama de veículos comerciais, uma das mais vastas do mercado e na qual é difícil não encontrares o que procuras. São furgões de dimensões consideráveis projetados para transportar mercadorias em circuitos urbanos e interurbanos.
A volumosa carroçaria pode ser escolhida em diferentes versões: três comprimentos e outras três alturas, com carga até no máximo 5,5 toneladas de GVM e 18,4 metros cúbicos de volume. Os modelos com tração dianteira, que não existia na geração anterior, oferecem maior volume disponível e são muito interessantes para quem não transporta muito peso, não precisa de uma grande altura de carga nem reforço do eixo traseiro.
A posição de condução é muito parecida com a de um carro, sem ser muito alta. Utiliza materiais resistentes, mas tem um acabamento superior à média, daí o seu preço elevado face a outras opções. Destaca-se ainda dos seus rivais no arsenal de ajudas à condução: manutenção na faixa, travagem automática, sensores de estacionamento laterais, câmara traseira ou o Trailer Assist para rebocar sem problemas. A gama de motores é composta por três blocos de 2.0 TDI de 102, 122, 140 e 177 CV (o mais potente, biturbo). Na estrada, apresentam um baixo consumo e um comportamento ágil.
9. Iveco Daily, confortável e tecnológica
A Iveco Daily já conseguiu arrecadar vários prémios, entre eles o cobiçado “Veículo Comercial Internacional do Ano”. Para este feito contribuíram o seu baixo impacto ambiental e o excecional prazer de condução para operações urbanas e suburbanas, suportando bem os impactos dos pisos irregulares.
As Iveco Daily usadas mais recentes passaram a contar com o sistema digital Iveco Driver Pal, baseados no serviço de voz Alexa da Amazon, que ajuda a otimizar os percursos e as paragens, adaptando-se aos acontecimentos pelo caminho, com base na informação obtida em tempo real. É também possível fazer uma lista de verificação destes furgões antes de iniciar viagem, desde o estado dos pneus, baterias, filtros, embraiagem até às pastilhas dos travões.
10. Toyota Proace, para profissionais e não só
O Toyota Proace usado é um verdadeiro furgão multiusos, motivo pelo qual também é considerado para fins não profissionais, dado o espaço e o conforto que oferece para as famílias numerosas. No interior, tem uma mesa rotativa, o que transforma o carro num escritório ou numa sala de lazer para grandes viagens. Todas as versões contam com um bom nível de equipamento e algumas têm uma aparência especialmente luxuosa. E uma curiosidade: este furgão já deu boleia aos Red Hot Chilli Peppers e aos Slow J numa edição do festival Super Bock Super Rock.
Podes encontrar versões equipadas com um ecrã multimédia de 8 polegadas com integração de smartphone, cruise control, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensores de luz e chuva, espelhos retrovisores elétricos e aquecidos.
11. Nissan NV 200, a revelação elétrica
O Nissan NV200 usado é um dos furgões mais procurados por profissionais, especialmente por quem valoriza a sustentabilidade. Está disponível na versão elétrica, cujo desempenho superou todas as expectativas. Isto porque este furgão elétrico foi testado por uma empresa real durante três meses. Neste período, percorreu mais de 10.000 quilómetros e fez 880 entregas, tendo transportado mais de 22 toneladas de encomendas. Não precisou de fazer qualquer carregamento num posto público. A ligação à wallbox da empresa durante a noite revelou ser suficiente para uma jornada inteira, com uma média diária de 130 quilómetros (chegou a percorrer 230 quilómetros com uma só carga de bateria).
Além disso, estes furgões usados são bem servidos por portas deslizantes de ambos os lados e portas traseiras de ampla abertura. Também está disponível uma única porta traseira com dobradiça superior. Desta forma, ficam especialmente facilitadas as operações de carga e descarga.
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