Como fazer rotundas: guia passo a passo

Aprende como fazer rotundas de forma correta com nosso guia completo. Descobre as nossas dicas de boas práticas para garantir a segurança ao conduzir em rotundas.

Saber circular em rotundas é essencial para garantir que cumpres o Código da Estrada, evitas multas, e para garantir a tua segurança e a de todos os que te rodeiam. Se ainda tens dúvidas sobre como o fazer, vê tudo o que precisas neste guia.


Circular em rotundas: o que diz o Código da Estrada?

Tudo o que precisas de saber sobre rotundas (e mais alguma coisa) está no Artigo 14.º – A do Código da Estrada. Mas assumindo que não tens tempo para ler tudo, vamos resumir: deves sempre esperar para entrar na rotunda, pois quem já se encontra lá dentro tem prioridade.

Além disso, só podes circular pela direita quando a intenção é sair na primeira saída ou quando vais sair na saída imediatamente seguinte. Parece simples, mas são questões que criam alguma confusão nos condutores e que aumentam a probabilidade de acidente rodoviário.


Como fazer rotundas: um guia passo a passo

Entrar e sair de uma rotunda não é complicado para quem sabe e cumpre as regras de circulação.

1. Respeita a prioridade de quem já está na rotunda

Quem circula dentro da rotunda tem prioridade, o que significa que se pretendes entrar, deves sempre ceder a passagem a quem já lá está.

2. Antes de entrar na rotunda, avalia a viabilidade

Presta atenção à afluência, velocidade e direção dos veículos que circulam na rotunda e entra apenas quando o puderes fazer sem pressas, e mantendo uma distância de segurança adequada.

3. Se quiseres sair na primeira saída

Se pretendes sair da rotunda logo na primeira saída, deves ocupar apenas a via da direita. Entra na rotunda a sinalizar com o pisca da direita. Caso queiras sair numa das outras saídas, terás de circular “por dentro”.

4. Se quiseres sair nas restantes saídas

Para sair da rotunda pela segunda, terceira ou quarta saída, mantém-te na via de dentro ao entrares na rotunda. Circula na via da esquerda com o pisca da esquerda.  Assim que passares a saída imediatamente anterior àquela por onde pretendes sair, começa a aproximar-te progressivamente da via mais à direita. Coloca o pisca da direita. Continua a mover-te nessa direção até estares completamente na via de saída que pretendes.

[Fonte: pplware]

Avalia sempre a situação ao teu redor: olha para o espelho lateral e retrovisor para garantir que é possível fazer a passagem em segurança. Além disso, sinaliza com tempo de antecedência suficiente para informar o condutor que circula atrás e, assim, evitares uma colisão.

5. Se conduzires veículos de tração animal, velocípedes e automóveis pesados

Nas rotundas, estes veículos devem ocupar a via de trânsito mais à direita. No entanto, mesmo ocupando essa via, têm a obrigação de permitir que os outros veículos saiam quando necessário.


Sanções previstas

Segundo o Código da Estrada, o incumprimento das normas de circulação em vigor pode resultar no pagamento de uma multa que vai dos 60 aos 300 euros. Em alguns casos, a sanção também pode implicar a perda de 2 pontos na carta de condução, assim como a inibição de condução de 1 a 12 meses.


Carmine.pt, circula em direção à tua plataforma de carros usados

Agora que já sabes como fazer rotundas com segurança e dentro das normas impostas pelo Código da Estrada, passa em Carmine.pt, a plataforma de compra e venda de carros usados com boas oportunidades de negócio. Utiliza os filtros para encontrares mais rapidamente o teu carro de sonho.

Partilha Este Artigo