Funil de marketing: 5 boas práticas para stands automóveis

Descobre como usar um funil de marketing para alcançar novos clientes e aumentar as vendas no teu stand automóvel.

Quantas novas leads é que o teu stand gera por mês? Qual a taxa de conversão destes potenciais clientes? Qual o tempo médio até à compra? E quais os principais motivos de desistência ao longo do processo? Ter um funil de marketing ajuda a responder a estas e muitas outras questões essenciais para quem gere um stand automóvel. Descobre o que é, quais as vantagens e como criar um funil de marketing eficiente.


O que é um funil de marketing?

O funil de marketing é um modelo gráfico, normalmente apresentado em forma de funil, que representa as etapas pelas quais um potencial cliente atravessa, desde o conhecimento de um produto ou serviço até à decisão de compra.

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Fonte: 9clouds

As etapas são geralmente divididas em três partes: topo do funil, meio do funil e fundo do funil.

  • No topo do funil, os consumidores estão no início do processo, à procura de informações sobre um problema ou uma necessidade. Neste caso, o objetivo dos stands automóveis é atrair a atenção do público-alvo através de, por exemplo, conteúdo educacional.
  • No meio do funil, os consumidores já estão a considerar soluções específicas. Nesta etapa, os stands automóveis divulgam conteúdo já destinado a persuadir, com o objetivo de ser uma solução viável a ser considerada.
  • O fundo do funil situa-se já muito perto da decisão de compra. O foco aqui é converter os potenciais clientes em clientes finais, oferecendo informações mais detalhadas, demonstrações de produtos, depoimentos e outras estratégias que ajudem a finalizar a compra.


Para que serve o funil de marketing?

O funil de marketing é uma ferramenta útil para compreender o percurso do cliente até à compra, quais as etapas e obstáculos, e saber como melhorar o processo para aumentar a taxa de conversão.

Compreender o processo de compra

O funil de marketing ajuda os stands de automóveis a entender as diversas fases pelas quais os compradores passam, desde o momento em que começam a considerar a compra de um carro até à decisão final.

Segmentar potenciais clientes

Cada estágio do funil representa diferentes níveis de interesse e intenção de compra. Isto permite que os stands automóveis segmentem o seu público e personalizem as estratégias de marketing para responder às necessidades específicas dos potenciais clientes.

Desenvolver estratégias para cada fase

O funil de marketing é essencial para adaptar as estratégias de marketing de acordo com a fase do funil onde os potenciais clientes se encontram. Por exemplo, os stands podem criar campanhas publicitárias para o topo do funil, oferecer test-drives para o meio do funil e implementar aconselhamento quanto ao financiamento automóvel no fundo do funil.

Melhorar a experiência do cliente

Quando o cliente recebe a informação que precisa no momento oportuno, alinhada com o seu próprio timing, a experiência que tem com o stand automóvel é mais envolvente, o que pode influenciar a decisão de compra.


Quais as limitações do funil de marketing?

Embora o funil de marketing seja uma ferramenta valiosa, apresenta algumas limitações que é importante considerar.

Simplicidade excessiva

O funil de marketing é uma simplificação do processo de compra. A realidade é mais complexa. Os consumidores podem saltar entre as fases do funil e cada pessoa tem o seu próprio “funil” o que pode tornar algumas abordagens demasiado generalistas.

Abordagem linear

O funil implica que o processo de compra seja linear, o que nem sempre é verdade. Os consumidores podem ser influenciados por diversas fontes e realizar diversas pesquisas antes de decidir. Podem chegar ao fundo do funil, mas regressar ao topo, para explorar diferentes opções de modelos, características e preços.

Negligencia o pós-venda

O funil de marketing foi pensado para a aquisição de clientes, mas a experiência contínua do cliente é crucial para o sucesso a longo prazo. Esta limitação pode ser superada com estratégias de fidelização, serviços de manutenção pós-compra e comunicações contínuas para manter uma relação duradoura com o cliente.


5 boas práticas para melhorar a experiência do cliente após criar o funil de marketing

O funil de marketing é importante, mas é apenas um primeiro passo para melhorar a experiência do cliente. Depois de identificar as etapas em que a maioria dos clientes fica “bloqueado”, é necessário implementar iniciativas para ajudar a passar à etapa seguinte do funil.

1. Produz conteúdo envolvente

Cria conteúdo útil alinhado com a fase em que a maioria dos potenciais compradores está. Por exemplo, produz vídeos de alta qualidade que destaquem os recursos mais recentes de determinados modelos, partilha informações sobre tendências no setor automóvel nas redes sociais, tutoriais em vídeo sobre manutenção básica e cria anúncios online segmentados para alcançar um público mais amplo.

2. Cria oportunidades de interação com potenciais clientes

Se o topo do funil é um problema – ou seja, se não estás a conseguir gerar novas leads – não esperes que os clientes venham ter contigo. Organiza eventos de test drive para permitir que os clientes experimentem os carros, desenvolve conteúdos comparativos entre os modelos disponíveis e mantém uma presença ativa em plataformas de avaliações online para mostrar a satisfação dos compradores.

3. Facilita a decisão de compra

Se a taxa de conversão é menor no fundo do funil, mais próximo da compra, adapta a estratégia de marketing em conformidade. Oferece incentivos e apoio personalizado para facilitar a decisão de compra. Por exemplo, implementa ofertas especiais para clientes prontos para comprar, fornece assistência na obtenção de financiamento, e oferece serviços de consultoria personalizados para os ajudar a escolher o carro certo para as suas necessidades.

4. Usa canais de marketing especializados

Utiliza canais especializados para alcançar um público-alvo mais alinhado com o teu produto ou serviço. Por exemplo, colabora com blogs influentes sobre a área, participa ativamente em feiras e eventos do setor automóvel e otimiza a presença online em plataformas especializadas em venda de carros, como a Carmine.pt. É uma forma de alcançar pessoas que, de outra vez, talvez não viessem a saber da existência do teu stand.

5. Aposta no pós-venda

É certo que um cliente que compra um carro dificilmente repetirá a compra a curto prazo, mas não deixa de ser importante manter o contacto. Um cliente satisfeito terá maior probabilidade de recomendar o stand automóvel a amigos e familiares, o que amplia a base de clientes sem depender exclusivamente de novas aquisições. Além disso, podes também obter uma fonte adicional de rendimento se disponibilizares serviços de manutenção ou reparação pós-venda.


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Tirar partido de plataformas especializadas em venda de veículos é fundamental para os stands automóveis se destacarem num mercado cada vez mais digital. Com a Carmine.pt, podes alcançar um público mais específico, que já está interessado em carros e à procura de informações para finalizar a compra.

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