Como abrir um stand de automóveis: guia passo-a-passo
Descobre como abrir um stand de automóveis passo-a-passo, e quais os regulamentos que deves cumprir.
Os números são animadores para quem quer abrir um stand de automóveis: segundo dados da Associação Automóvel de Portugal, registou-se um aumento de matrículas de 49,7% no primeiro trimestre de 2023, em comparação os primeiros três meses de 2022. Com o aumento de vendas, crescem as expectativas de quem está agora a pensar começar um negócio nesta área. Mas há um conjunto de passos a tomar, legais e estratégicos. Descobre como abrir um stand de automóveis, passo-a-passo.
1. Pesquisa e planeamento
Em qualquer empreendimento, é essencial realizar uma análise de mercado abrangente e minuciosa. Isso implica examinar a dinâmica da procura e da oferta no setor, avaliar o grau de competitividade, conhecer as ofertas já existentes e reunir diversas informações relevantes.
Estes são alguns dos dados que deves tentar obter:
- Volume médio de vendas de carros e outros tipos de veículos na tua zona.
- Tipologia de carros mais vendidos (como veículos comerciais, citadinos, de luxo, económicos, entre outros).
- Marcas de carros mais procuradas no teu mercado
- Proporção de carros usados em relação aos carros novos vendidos.
- Quantos stands automóveis ou concessionárias existem na tua região, bem como os seus pontos fortes e fracos.
- Tipo de clientes frequentes em stands automóveis ou concessionárias.
Este estudo de mercado é crucial como guia estratégico. Oferece insights fundamentais para determinar a viabilidade do negócio e como te podes destacar da concorrência.
2. Verifica a legislação em vigor
Abrir um stand de automóveis implica cumprir várias leis para que o negócio esteja em conformidade. Estes são os decretos que deves conhecer.
- Decreto-Lei nº 184/2005. Contém informações obrigatórias a prestar ao cliente sobre a economia de combustível e as emissões dos carros novos de passageiros.
- Decreto-Lei nº 74/93. Regras para a forma como fazes publicidade da venda de carros usados.
- Decreto-Lei n.º 48/2011. Utilização de espaço público e horários de funcionamento do stand automóvel.
- Decreto-Lei n.º 84/2008. Seguro de garantia para proteger os clientes de eventuais fraudes relacionadas com a compra de um carro.
- Decreto-Lei nº 371/2007. Obrigatoriedade de ter um livro de reclamações.
3. Escolhe a localização
Escolhe uma localização estratégica com boa visibilidade e de fácil acesso aos clientes. Um espaço numa área movimentada pode atrair mais pessoas é o ideal. Planeia a infraestrutura, considerando as diferentes áreas do stand. Por exemplo, deves ter uma área para exibição de carros, um escritório e um espaço para realizar manutenção ou outros serviços mecânicos, se estiverem incluídos no teu plano de negócio.
4. Calcula o investimento necessário e formas de financiamento
Nesta fase, é importante calcular quanto dinheiro terás de investir para abrir o teu stand de automóveis e, com essa informação, verificar se vais precisar de recorrer a financiamento.
O valor de investimento depende de vários fatores: da dimensão que o teu negócio terá, do tipo e gama de carros que pretendes vender, dos serviços adicionais que vais prestar, como o teu negócio se vai posicionar no mercado, quantos trabalhadores terás de contratar e encargos com publicidade.
Estes são algumas das despesas de arranque a considerar:
- Custos de stock com carros para exposição.
- Fundo de maneio para aquisição dos veículos.
- Contratação e formação de trabalhadores.
- Seguros necessários.
- Salários.
- Renda do espaço.
- Custos com a decoração e preparação do local.
- Despesas com licenças.
- Despesas de manutenção do espaço e consumíveis, como água ou luz.
- Software de contabilidade, gestão e faturação.
- Despesas em marketing e publicidade.
5. Abre a empresa
De seguida, é hora de oficializar o negócio. Para isso, terás de escolher os CAEs (Código de Atividade Económica) mais adequados ao teu stand. O mais utilizado para este tipo de negócios é o CAE 45110.
CAE 45110 – Comércio de veículos automóveis ligeiros, que inclui o comércio a grosso e a retalho de veículos automóveis ligeiros (até 3500 kg), novos ou usados, para transporte de passageiros (incluindo veículos especializados: ambulâncias, miniautocarros e entre outros), para transporte de mercadorias, mistos e veículos todo-o-terreno.
Também poderás escolher outros, de acordo com os serviços que vais prestar, como, por exemplo:
- CAE 45310. Comércio por grosso de peças e acessórios para veículos automóveis.
- CAE 45200. Manutenção e reparação de veículos automóveis.
- CAE 45190. Comércio de outros veículos automóveis.
- CAE 45320. Comércio a retalho de peças e acessórios para veículos automóveis.
- CAE 45401. Comércio por grosso e a retalho de motociclos, de suas peças e acessórios.
- CAE 45402. Manutenção e reparação de motociclos, de suas peças e acessórios.
6. Investe na comunicação
Nesta etapa, é essencial divulgar o teu stand de automóveis para que o público te conheça. Podes tirar partido de várias ferramentas de marketing para alcançar potenciais clientes, como presença nas redes sociais, parcerias locais e promoções para atrair interessados.
É especialmente importante que tenhas um website profissional onde o publico possa consultar o stock de veículos atualizado e aceder às informações sobre os carros e sobre o teu stand. Isto porque cada vez mais os consumidores pesquisam e compram diretamente os seus carros online.
Podes alcançar ainda mais clientes registando-te em plataformas de venda de carros usados, como é o caso da Carmine.pt. Na nossa plataforma, podes gerir todo o teu stock de viaturas, e ainda criar o teu próprio website personalizado, incluindo ainda integrações diretas com os principais portais automóveis do mercado. Só precisas de criar uma conta profissional e estás pronto para anunciar.
7. Oferece um atendimento de excelência
Aposta num atendimento e serviço pós-venda de excelência. Um cliente satisfeito pode converter-se no teu embaixador. E as pessoas tendem a confiar mais nas recomendações dos amigos. Por isso, sê completamente transparente sobre os carros, fornece informações precisas e completas e mostra prontidão para responder a qualquer pergunta ou dúvida que o cliente tenha.
Além disso, considera disponibilizar um pós-venda com serviços complementares para fidelizar os clientes e obter fontes adicionais de receita. Garante que os clientes ficam satisfeitos com a compra e resolve qualquer problema que venha a surgir.
Carmine.pt, a tua plataforma de eleição para abrir um stand de automóveis
Abrir um stand de automóveis requer planeamento e conformidade com a legislação. Não te esqueças de te manter atualizado sobre as tendências do mercado automóvel para manter o teu negócio competitivo. Tira também partido da nossa plataforma de venda de carros usados e aumenta o teu alcance. Boas vendas!