Só os nascidos antes de 1990 vão perceber

Quem nasceu antes de 1990 conheceu os carros de uma maneira muito diferente. Lembras-te de como era a experiência automóvel na altura?

Os nascidos antes de 1990 tiveram a oportunidade de experienciar os carros de uma forma única, onde muitos dos confortos que as gerações mais recentes dão por garantidas não existiam. Por isso, quer tenhas sido passageiro/a ou condutor/a de carros desta época, vais certamente lembrar-te do que era a experiência automóvel naquela altura.

Antes da década de 1990, os carros eram bem diferentes dos que conhecemos atualmente. Os carros não tinham tantos acessórios e automatismos como os de hoje, o que fazia a condução ser bem diferente. Prepara-te para uma viagem ao passado.


Sem ar-condicionado

Se te lembras de conduzir ou andar de carro nos anos 80 ou antes, de certeza que te lembras das viagens longas em dias de verão onde a única fonte de refresco era o ventilador ou a janela. É verdade, pois a grande maioria dos carros não tinham ar-condicionado.


Sem direção assistida

Outra grande diferença é que os carros mais antigos não tinham direção assistida, nem elétrica, nem hidráulica, o que significava que o condutor tinha de fazer um esforço especial para controlar o volante, especialmente em manobras de estacionamento. Nos carros atuais, esta é uma característica base que damos por garantida.


Sem airbags

Os airbags são atualmente um equipamento de segurança padrão em quase todos os carros. Mas nos anos 80 e antes, eles simplesmente não existiam. Em vez disso, os motoristas e passageiros confiavam nos seus cintos de segurança e na sua própria habilidade para evitar acidentes. Quando surgiram os airbags, os carros apenas os tinham para os condutores, sendo que só mais tarde foram distribuídos para os passageiros.


Sem vidros elétricos

Os vidros elétricos são uma característica comum em todos os carros modernos, mas quem não se lembra da manivela de abertura dos vidros, que nos fazia pensar duas vezes se queríamos, ou não, abrir o vidro?


Sem sistema de navegação GPS

Antes da chegada dos smartphones, não havia sistema de navegação nos carros, o que significava que os condutores precisavam de confiar em mapas e na capacidade natural de orientação para chegar ao destino. Quem não se lembra das inúmeras paragens à beira-estrada para consultar mapas e para pedir indicações aos peões?


Sem autorrádio

Em vez de um autorrádio incluído, a maioria dos carros tinha o espaço para se colocar um autorrádio. Os autorrádios eram peças independentes que se colocavam e tiravam do carro constantemente para evitar roubos. Só mais tarde começaram a surgir autorrádios embutidos que já não eram tentadores para os mal-intencionados.


Sem curvas

Lembras-te das famosas “banheiras”? Eram os carros grandes com linhas retas e angulares, típicos dos anos 90. Na altura, a estética era muito diferente, mais simples e com menos curvas aerodinâmicas do que os carros modernos. Com o tempo, quase todos os fabricantes abandonaram as linhas retas e passaram a adotar formas mais arredondadas e orgânicas.


Sem sistema de som sofisticado

Os sistemas de som modernos são incrivelmente sofisticados, com recursos como conectividade Bluetooth e comandos de voz, ou MP3. Mas nos anos 80 e antes, os sistemas de som dos carros eram bem mais simples. Eles tinham rádios AM/FM e leitores de cassetes.


Sem travões ABS

Os travões ABS são já um recurso de segurança padrão nos carros modernos. Mas nos anos 80 e antes, ainda não existiam. Isto significa que os condutores precisavam ter cuidado extra ao travar para evitar que as rodas derrapassem.


Sem controle de tração

Os carros modernos têm uma característica chamada controle de tração, que ajuda a evitar que as rodas patinem em superfícies escorregadias. Nos anos 80 e antes, esse recurso não existia, o que fazia a condução em superfícies escorregadias ainda mais desafiante.


Volta aos anos 90 com a Carmine.pt

Para quem nasceu antes da década de 1990, a experiência de condução, ou de viajar de carro, era bem diferente do que é hoje em dia. Os carros não tinham tantos automatismos ou sistemas de segurança como os de hoje em dia, o que tornava toda a condução mais desafiante. Mas apesar disso, muitos condutores gostavam da simplicidade dos carros antigos e da sensação de estar no controlo total do carro. Ainda assim, é inegável que os recursos de segurança e conforto dos carros modernos vieram tornar a condução muito mais fácil e segura do que antes.

Hoje em dia é possível encontrar, no mercado de usados, verdadeiras raridades da década de 1990 que provavelmente ainda têm algumas destas caraterísticas. Se a nostalgia fez despertar em ti o revivalismo automóvel, entra em Carmine.pt e descobre a oferta variada de carros usados dos anos 90, para todos os gostos. Boas viagens!

Partilha Este Artigo