6 multas que não sabias que podias receber
Podem parecer inofensivos, mas há alguns hábitos que são penalizados por lei. Descobre 6 multas que não sabias que podias receber.
São infrações pouco conhecidas que podem ser cometidas sem saber ou em momentos de distração. E muitos condutores fazem-no diariamente, por lapso. Não queremos que sejas um deles. Descobre 6 multas que não sabias que podias receber – mas que doem como as outras.
1. Comer e conduzir
É bem provável que já tenhas comido ao volante. Mas será que há alguma lei contra? Sim e não. O Código da Estrada não proíbe especificamente o consumo de alimentos durante a condução, mas o número 2 do artigo 11.º refere que os condutores devem abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício de condução com segurança.
Posto isto, comer ocupa as mãos e influencia a capacidade de concentração e de resposta ao ambiente. Claro que se só comeres uma bolacha dificilmente terás um acidente apenas por isso, mas… e uma sandes? Será que já compromete a segurança? Nestes casos, cabe ao agente da autoridade avaliar cada situação em particular e decidir se te vai multar ou não. Se sim, a coima pode ir até aos 300 euros.
2. Fumar ao volante
Fumar não é proibido, mas é considerado um comportamento de risco durante a condução. É certo que, para quem fuma, o ato é de tal forma automático que pode parecer que não distrai, mas outros movimentos, como procurar o cigarro ou acendê-lo, requerem vários gestos e bastante atenção. Já para não falar no risco de o cigarro cair.
Por isso, a aplicação da coima está dependente da avaliação da autoridade – e o valor pode ir até aos 60 euros. Também te podem tirar 2 pontos da carta da condução.
3. Conduzir devagar
Estamos habituados a que as multas penalizem o excesso de velocidade, mas circular demasiado devagar também pode originar coimas. O número 1 do artigo 26 do Código da Estrada indica que “os condutores não devem transitar em marcha cuja lentidão cause embaraço injustificado aos restantes utentes da via”.
Isto significa que a marcha lenta, sem razão aparente, pode ser multada, pela possibilidade de criar complicações e até acidentes no trânsito. O valor a pagar pode ir até aos 300 euros.
4. Buzinar
Em Portugal buzina-se por dois motivos: por tudo e por nada. Mas o Código da Estrada impõe limites à utilização da buzina. Os pontos 1 e 2 do artigo 22.º referem que os sinais sonoros devem ser breves. Só é permitida a utilização de sinais sonoros em caso de perigo iminente e, fora das localidades, para prevenir um condutor da intenção de o ultrapassar. Também é permitido buzinar nas curvas, cruzamentos, entroncamentos e lombas de visibilidade reduzida.
Se tens o hábito de buzinar noutras situações que não estas, é boa ideia reconsiderar. A utilização indevida é punida com uma multa entre 60 e 300 euros. E mais, durante a noite, é absolutamente proibida. Os alertas sonoros devem ser substituídos por sinais luminosos, alternando os máximos com os médios, sem provocar encadeamento.
5. Conduzir na reserva
Conduzir na reserva é considerado um comportamento negligente do condutor, que não tomou as medidas necessárias para concluir a deslocação sem incidentes. Se ficares sem combustível na autoestrada, onde é proibido parar ou estacionar, arriscas-te a uma multa que pode ir até 600 euros, dependendo da interpretação das autoridades.
Mas as consequências não se ficam pela multa. Andar frequentemente com o carro na reserva faz com que se acumulem resíduos no depósito que, por sua vez, são levados para o sistema de alimentação do carro. Resultado? Maior esforço mecânico, risco de entupimento do filtro e de obstrução dos injetores.
6. Esquecer os piscas
Sabias que o Código de Estrada prevê uma coima entre 120 e 600 euros se mudares de direção sem prevenir perigos ou embaraços na estrada?
Por isso, usa o pisca mesmo se circulares sozinho na estrada. Assim ganhas o hábito de sinalizar sempre as manobras, e não corres o risco de ser multado por esquecimento.
Carmine.pt, a tua plataforma de carros usados
Estas são algumas das multas de trânsito menos conhecidas e que é importante conhecer. Podem colocar-te em risco e ter impacto na carteira. Por isso, não facilites e adota sempre o comportamento mais correto e defensivo na estrada. Se estiveres a pensar em trocar de carro, entra em Carmine.pt e explora os milhares de carros usados à venda. É só pesquisar e vais encontrar várias opções vantajosas, no preço e no desempenho na estrada.